Saiba quem deve se vacinar contra a febre amarela

Geral | 20 de janeiro de 2017

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas que residam ou viajem para regiões silvestres, rurais ou de mata dos municípios que compõem a área com recomendação de vacinação, se vacinem contra a febre amarela. A vacina é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e é enviada, mensalmente, para todo o país.
Segundoa coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, Carla Domingues, a vacina contra a febre amarela é feita em duas doses tanto para crianças quanto para adultos. “As crianças devem receber a primeira dose aos nove meses e a segunda aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é de uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira.”, explica.
A Febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. Leia também: Perguntas e respostas mais frequentes sobre a doença

Missão no exterior

Além de ser importante para se proteger em território nacional, alguns países exigem,dos cidadãos brasileiros, vacinação contra febre amarela para a entrada em seu território. Informe-se a respeito junto ao Consulado ou Embaixada do país para onde pretende viajar.

Onde tomar a vacina no Distrito Federal

Embora a Secretaria de Saúde do DF tenha anunciado, nesta quinta-feira (19/01), o primeiro óbito por febre amarela desde 2008, o Distrito Federal não é uma área de risco. A vítima foi infectada em Januária (MG).
A Secretaria orienta que pessoas que forem viajar para localidades onde há surtos da doença, em especial para os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, devem verificar os cartões de vacinação e procurar uma das 123 salas de vacinas do DF para maiores orientações.
Você pode se vacinar no centro de saúde mais próximo de sua casa e também no Ambulatório do Viajante, no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

Áreas de risco no Brasil e no exterior

Por Adriana de Araújo com informações do Ministério da Saúde