Notícias

Saúde: vacinação contra a gripe já começou em todo o país

Saúde | 14 de abril de 2021

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


A campanha nacional de vacinação contra a gripe deste ano começou nesta semana com uma diferença de anos anteriores. Desta vez, os idosos não serão os primeiros a se vacinarem, e sim as crianças de seis meses até 6 anos de idade incompletos. O Ministério da Saúde explica que essa inversão foi adotada porque os idosos ainda estão sendo vacinados contra a Covid-19 e é recomendado um intervalo de 15 dias entre uma vacina e outra.

O público-alvo desta campanha é formado por crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos ou mais; professores do ensino básico e superior; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população carcerária.
 
Nesta campanha contra a gripe, o Brasil tem a meta de imunizar 79,7 milhões de pessoas deste grupo citado. Segundo o Governo Federal, a vacinação contra a Influenza não deve atrapalhar em nada a imunização contra a Covid-19 – as duas campanhas andarão juntas. 

Priorizar a vacina contra o coronavírus
Um alerta do Ministério da Saúde é que “A população-alvo da vacinação contra gripe que ainda não recebeu doses contra a Covid-19 deve receber antes a vacina Covid-19 e fazer o agendamento da aplicação da vacina Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas”. Além disso, é importantíssimo reforçar que a vacina da gripe não protege contra o coronavírus. Portanto, as duas precisam ser tomadas, cada uma em sua vez.

Para receber qualquer vacina, não é obrigatório ter o cartão de vacinação em mãos. Todavia, ele contribui com o histórico de imunização de cada pessoa. 

Gripe mata
Esta campanha contra a Influenza ocorre todos os anos, pois a doença é sazonal – durante o inverno ela circula facilmente e faz mais vítimas. E como em cada ano circunda um tipo de influenza, então, a imunização é anual, pensando nas de maior circulação, como por exemplo, a H1N1, H3N2 ou a Influenza B.

Os sintomas mais comuns da gripe são febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. Ter febre alta por mais de três dias é preocupante pois significa que a doença está progredindo. A gripe leva a pessoa à morte quando há complicações a ponto de se tornar uma pneumonia.