Retrospectiva 2020: o que marcou o ano do Sinditamaraty

Geral | 21 de dezembro de 2020

O ano de 2020 foi bem atípico. Logo no início deles, fomos alarmados com uma pandemia, e com ela, isolamento social, economia em queda e desafios para cumprir qualquer meta que tenhamos fito. Mas, apesar destes obstáculos, o saldo do ano é positivo para os servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE), pois o Sinditamaraty vende os obstáculos e trabalhou por todos.

Elencamos alguns dos destaques do ano, para fazermos uma retrospectiva.

Olhar atento à Reforma Administrativa
Desde o início dos debates sobre a Reforma Administrativa, o Sinditamaraty passou a observar o andamento do tema no Congresso Nacional. Chegou, inclusive, a participar de Audiência Pública no Senado Federal!
O texto só foi apresentado em agosto e, a partir de então, o Sindicato montou um Grupo de Trabalho para definir o posicionamento da entidade. Teve Assembleia Extraordinária, votação e a apresentação oficial da posição da categoria. Agora, ela será levada ao conhecimento dos deputados e senadores.

Encontro Chá com Vida
Foi muito bom receber os servidores para o Chá com Vida, organizado pelo Sindy, com o intuito de que todos pudessem conhecer o talento dos colegas do Itamaraty.

Todos contra o coronavírus
Como nem tudo são flores, nos deparamos com um vírus mortal. Estávamos aflitos, inseguros, mas o trabalho não podia parar. E não parou! O Sinditamaraty lutou junto à Administração para que todos os trabalhos não essenciais fossem feitos de casa, para não expor os servidores ao perigo de contaminação. Além disso, determinou que seus colaboradores trabalhassem remotamente de casa e os atendimentos psicológico e jurídico, as aulas de ginástica e yoga e as assessorias todas se mantiveram ativas e em segurança.
Houve também entrega de um kit segurança, com máscaras, álcool em gel e um folheto informativo sobre a Covid-19.

Reforço na luta por todos os servidores do MRE
Este ano, duas ações do Sindy reforçaram a atuação da entidade em prol de todos os servidores do MRE. Primeira delas, a luta pela convocação dos oficiais de chancelaria que haviam feito concurso em 2015, mas ainda não tinham sido nomeados. Em maio, os 30 novos servidores tomaram posse.

Outra ação que merece destaque é a ação protocolada na Justiça Federal requerendo a isonomia de tratamento entre os servidores do Plano de Classificação de Cargos (PCC) e o Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) e os demais das carreiras do MRE. A ação segue na justiça com devida atenção do Sinditamaraty.

Viu quanta coisa? E este foi apenas um resumo de um ano inteiro de trabalho e conquistas.