Retorno de missões no exterior: é preciso seguir orientações do MRE

Geral | 11 de janeiro de 2021

Servidores que estão voltando de missões no exterior ou até mesmo viagens pessoais e que apresentam sintomas associados ao coronavírus, conforme estabelecido pelo

Ministério da Saúde deverão trabalhar remotamente de casa, até o décimo quarto dia contado a partir da data do retorno ao país onde está lotado.

Essa orientação é do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e foi dada em Informativo Especial sobre o coronavírus no dia 13 de março do ano passado. O Sinditamaraty ressalta que esta é a orientação vigente.

A necessidade de “quarentena” após o retorno de viagens está prevista na Instrução Normativa 19, de 12 de março de 2020, publicada no Diário Oficial da União. Esse recolhimento por 14 dias é o tempo necessário para que, caso o servidor esteja infectado pelo coronavírus, ele não seja transmitido para outros colegas. Este é o tempo de transmissão do vírus, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Informativo do MRE diz o seguinte:

• Servidores que se enquadrem na situação acima (voltaram do exterior e apresentam sintomas da Covid-19) deverão notificar suas chefias tão logo possível;
• Servidores lotados na SERE deverão solicitar abono à chefia por meio do sistema Catraca;
• Servidores removidos para a Secretaria de Estado deverão comunicar sua chegada (com cópia do bilhete aéreo) para o e-mail [email protected] e se apresentarem na DP após transcorridos os 14 dias.