Reforma Administrativa: sindicatos debatem texto substitutivo da PEC 32/2020

Reforma Administrativa | 16 de abril de 2021

Autor: Erika Braz

O texto substitutivo da Reforma Administrativa, enviado ao Congresso Nacional neste ano, motivou uma reunião entre os membros do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), nessa quinta-feira (15). O vice-presidente do Sinditamaraty, Jansen Martins, participou do encontro como convidado.

Na reunião virtual, o deputado federal Prof. Israel Batista (PV/DF), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil), foi convidado para debater o substitutivo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020.

Com ênfase, o parlamentar afirmou aos participante que, quando se trata de assuntos sociais, o Congresso apresenta dureza na tramitação. “Nessa última década nós sofremos perdas imensuráveis, como a Reforma da Presidência e tentativas de enfraquecimento dos sindicatos. Esta história exige de nós estratégias bem elaboradas. Não podemos dialogar apenas com os que concordam conosco. É preciso que os trabalhadores tenham clareza disso, de quem são os parlamentares que estão defendo o futuro do Brasil. Os líderes partidários e presidentes da Câmara e do Senado têm investido contra a classe dos trabalhadores”, lamentou.

Defender os servidores
Para o deputado, os sindicatos de servidores públicos não podem ter pensamentos utópicos. “Todo o processo da Reforma Administrativa está corrompido. Os dados que subsidiam a elaboração da Reforma não foram apresentados, a sociedade não sabe o que está”, completou o presidente da Servir Brasil.

Os sindicatos reunidos também discutiram os aspectos técnicos do texto substitutivo.

Servir Brasil
A Mesa Diretora da Frente Servir Brasil é composta pelos senadores Weverton Rocha (PDT/MA) e Randolfe Rodrigues (Rede/AP) e os deputados André Figueiredo (PDT/CE), Flavio Trad (PSD/MS), Marcelo Freixo (PSOL/RJ), Milton Coelho (PSB/SE), Paulo Teixeira (PT/SP) e Subtenente Gonzaga (PDT/MG).