Notícias

Quem são os servidores que estão na linha de frente da Operação Raízes do Cedro

Servidor | 08 de outubro de 2024

Autor: Gecom Sindy

Compartilhe esta notícia:


A Operação Raízes do Cedro, conduzida pelo Governo Federal, é uma missão dedicada a trazer de volta ao Brasil centenas de cidadãos brasileiros em situação de vulnerabilidade no Líbano, impactados pelos recentes bombardeios. Essa operação é viabilizada por uma equipe comprometida, composta por servidores de diversas carreiras do Ministério das Relações Exteriores, que trabalham incansavelmente para garantir o sucesso da missão.

Em Beirute e em Brasília, assistentes de chancelaria, diplomatas, oficiais de chancelaria e servidores do PGPE/PCC  enfrentam desafios diários para repatriar os cidadãos brasileiros de forma segura. Na capital do Líbano, servidores formam a base local da operação, trabalhando em conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB) o que permite o retorno de famílias inteiras ao Brasil.

Desde o primeiro voo, em 6 de outubro, a operação já trouxe de volta 456 pessoas e seis animais de estimação, priorizando mulheres, crianças, idosos, pessoas com problemas de saúde e brasileiros não residentes no Líbano. O trabalho realizado por esses profissionais vai além do básico, o que demonstra um compromisso profundo com a segurança e o bem-estar dos cidadãos brasileiros.

O Sinditamaraty celebra e reconhece o esforço das servidoras e servidores que, com dedicação e competência, tornam cada etapa desta missão possível. Na imagem do post, vemos a oficial de chancelaria Alionka Cerqueira e o oficial de chancelaria Luiz Roberto Reciolino, em um momento de trabalho em campo na missão de repatriação no Líbano.

Além dos servidores que estão na imagem, o oficial de chancelaria Ariel Antônio Seleme se junta ao Embaixador Tarcísio Costa, e aos diplomatas Ana Patrícia Abdul-Hak, Felipe Goulart, Marllon Abelha e André de Saboya e aos contratados locais do posto para comporem a equipe que conduz a missão.