NOTÍCIAS

Quem são os servidores que estão na linha de frente da Operação Raízes do Cedro

Quem são os servidores que estão na linha de frente da Operação Raízes do Cedro

A Operação Raízes do Cedro, conduzida pelo Governo Federal, é uma missão dedicada a trazer de volta ao Brasil centenas de cidadãos brasileiros em situação de vulnerabilidade no Líbano, impactados pelos recentes bombardeios. Essa operação é viabilizada por uma equipe comprometida, composta por servidores de diversas carreiras do Ministério das Relações Exteriores, que trabalham incansavelmente para garantir o sucesso da missão.

Em Beirute e em Brasília, assistentes de chancelaria, diplomatas, oficiais de chancelaria e servidores do PGPE/PCC  enfrentam desafios diários para repatriar os cidadãos brasileiros de forma segura. Na capital do Líbano, servidores formam a base local da operação, trabalhando em conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB) o que permite o retorno de famílias inteiras ao Brasil.

Desde o primeiro voo, em 6 de outubro, a operação já trouxe de volta 456 pessoas e seis animais de estimação, priorizando mulheres, crianças, idosos, pessoas com problemas de saúde e brasileiros não residentes no Líbano. O trabalho realizado por esses profissionais vai além do básico, o que demonstra um compromisso profundo com a segurança e o bem-estar dos cidadãos brasileiros.

O Sinditamaraty celebra e reconhece o esforço das servidoras e servidores que, com dedicação e competência, tornam cada etapa desta missão possível. Na imagem do post, vemos a oficial de chancelaria Alionka Cerqueira e o oficial de chancelaria Luiz Roberto Reciolino, em um momento de trabalho em campo na missão de repatriação no Líbano.

Além dos servidores que estão na imagem, o oficial de chancelaria Ariel Antônio Seleme se junta ao Embaixador Tarcísio Costa, e aos diplomatas Ana Patrícia Abdul-Hak, Felipe Goulart, Marllon Abelha e André de Saboya e aos contratados locais do posto para comporem a equipe que conduz a missão.