Prova de vida dos aposentados é prorrogada mais uma vez, sem prejudicar benefício
Geral | 22 de janeiro de 2021Autor: Erika Braz
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou mais uma vez o prazo para os aposentados e pensionistas realizarem a prova de vida, sem o corte do benefício. Agora eles terão até março para cumprir o procedimento junto ao INSS ou junto ao banco onde o pagamento é feito. Em março do ano passado, a União prorrogou essa necessidade para evitar o contágio do coronavírus e vem adiando outras vezes, desde então, pelo mesmo motivo.
Essa prorrogação não significa que a prova de vida não precisa ser feita. Ela continua sendo obrigatória para todos os beneficiários do INSS, que devem ir à agência ou ao banco em que é correntista. Depois de março, o pagamento será bloqueado para aqueles que não confirmarem ao Estado que estão vivos.
O novo adiamento está previsto na Portaria 1.266/2021, publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (20). Portanto, os pagamentos de janeiro até o fim de março estão assegurados, mesmo se os beneficiários residentes no Brasil e no exterior não fizerem a prova de vida.
Comprovação remota
Beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade, atestadas por laudo médico, podem realizar a prova de vida por meio de um aplicativo instalado no celular, o MEU INSS, ou pelo site do Instituto.