Presidentes da Câmara e do Senado priorizarão Reforma Administrativa e corte de salários

Congresso Nacional | 04 de fevereiro de 2021

Autor: Erika Braz

Os novos presidentes da Câmara e do Senado Federal, deputado Arthur Lira (PP/AL) e senador Rodrigo Pacheco (DEM/MG), declararam que a Reforma Administrativa e a proposta de redução dos salários dos servidores, para reequilíbrio das contas públicas, serão prioridade na gestão deles frente às duas Casas Legislativas.

O Sinditamaraty havia alertado em reportagem que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2019, que prevê corte no salário e na jornada dos servidores, está sendo usada em negociação entre o Governo Federal e congressistas. O Ministério da Economia diz que a prorrogação do auxílio emergencial pago por causa da pandemia só será possível com a aprovação da chamada PEC Emergencial.

Arthur Lira disse que, além de aprovar o Orçamento Geral da União para 2021, fará com que as Reformas Administrativa e Tributária avancem na Câmara, num trabalho conjunto com o Senado.

“Esses assuntos precisam ser encaminhados muito rapidamente, porque tem muita gente que está fora do cadastro único, sem auxílio emergencial, sem orçamento para fazê-lo e a gente tem que discutir com muita clareza, com muita rapidez, com muita persistência e com muita firmeza. Isso é o que eu chamo de uma pauta emergencial, rápida, própria, para que o Brasil comece a destravar e sinalizar para um futuro de crescimento esse ano”, falou em entrevista à CNN.

No Senado
Rodrigo Pacheco afirma que o Senado também dará seguimento à tramitação das reformas. “As votações de reformas que dividem opiniões, como a reforma tributária e a reforma administrativa, deverão ser enfrentadas com urgência, mas sem atropelo. O ritmo dessas e de outras reformas importantes será sempre definido em conjunto com os líderes e com o plenário desta Casa“, destacou em seu discurso de posse.

Sobre a Reforma Administrativa, o novo presidente do Senado expôs fala em favor dos servidores. “Servidor público não é problema, é solução”.

Por meio de sua assessoria parlamentar, o Sinditamaraty acompanha a tramitação dessas matérias, que impactam diretamente os servidores do Ministério das Relações Exteriores.