Notícias

Por dentro do Itamaraty: detalhes sobre a carreira de assistente de chancelaria

Institucional | 25 de março de 2022

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


A carreira de assistente de chancelaria, integrante do Quadro Permanente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), instituída pela Lei 8.829/1993, tem atribuições de “apoio técnico e administrativo no Serviço Exterior Brasileiro (SEB)”.

Trata-se de carreira “típica de Estado”, já que as atividades e responsabilidades dos assistentes de chancelaria, assim como as dos demais servidores do SEB, não encontram correspondência no setor público.

São inúmeras as atribuições dos assistentes de chancelaria. Incluem atividades administrativas, assessoria diplomática, contabilidade, serviços consulares, gestão de dados e serviços técnicos, tradução, de acordo com as necessidades próprias ao Serviço Exterior Brasileiro. Assim, por exemplo, assistentes de chancelaria podem ser chefes de setor ou cônsules e vice-cônsules.
 
Qualificação profissional
O ingresso na carreira de assistente de chancelaria ocorre por meio de aprovação em concurso público e requer, pelo menos, formação acadêmica de nível médio. São exigidos conhecimentos relativos às línguas portuguesa e inglesa, noções de administração, contabilidade, informática e raciocínio lógico.

No país, tanto quanto nas repartições diplomáticas e consulares no exterior, assistentes de chancelaria são lotados em todas as unidades. Não há empecilhos para que exerçam quaisquer atividades inerentes à diplomacia.  A remoção para os postos no exterior exige aprovação em curso específico de formação. 

Números do MRE
Em 2021, levantamento realizado pelo Ministério das Relações Exteriores indicava 428 assistentes de chancelaria em atividade, sendo 255 mulheres e 173 homens, estando 30,8% no Brasil, 67,2% no exterior e cerca de 1,4% licenciados.
 
No exterior, era a seguinte a distribuição dos assistentes de chancelaria, de acordo com a classificação dos postos em A, B, C e D:
- 35% em postos A;
- 21% em postos B;
- 29%, em postos C e
- 15% em postos D.  
 
O último concurso para a carreira de assistente de chancelaria ocorreu em 2008, com oferta de 100 vagas. Atualmente, há mais de 720 vagas abertas na carreira.