Notícias

Por dentro do Itamaraty

Geral | 28 de outubro de 2020

Autor: Sinditamaraty

Compartilhe esta notícia:


feed 2

Atualmente, o Brasil, por meio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), mantém relação diplomática com 192 países – todos membros da Organização das Nações Unidas (ONU). E, para manter essas relações, o país conta com as carreiras do Serviço Exterior Brasileiro: os Assistentes de Chancelaria, os diplomatas, os oficiais de chancelaria e os servidores do PCC/PGPE. Em torno de 3 mil servidores dedicados à diplomacia.

Estes servidores estão divididos em setores, com repartições no Brasil e no exterior. Em solo nacional, eles atuam na Secretaria de Estado de Relações Exteriores (SERE), na Secretaria-Geral e em nove Subsecretarias-Gerais temáticas, organizadas em Departamentos e Divisões. Além do Instituto Rio Branco, escola de formação do corpo diplomático brasileiro, nove Escritórios Regionais e duas Comissões Demarcadoras de Limites, responsáveis pela manutenção da demarcação das fronteiras do Brasil.

Fora do Brasil, os servidores atuam nos chamados “postos”. No exterior, o Brasil possui 139 Embaixadas, 52 Consulados-Gerais, 11 Consulados, 8 Vice-Consulados, 12 Missões ou Delegações e 3 Escritórios. As Embaixadas são responsáveis pelas relações bilaterais entre o Brasil e o país onde estão instaladas. Já a Repartição Consular trabalha pela assistência a brasileiros no exterior. E a Missão ou Delegação credenciada atua junto a organizações internacionais como a ONU e a OMC.

A manutenção de uma ampla rede de representações diplomáticas e consulares brasileiras no exterior é imprescindível para permitir a execução adequada da política externa, assegurando a participação brasileira nos principais temas da agenda internacional. Além disso, a existência dessa rede permite aos funcionários do Serviço Exterior brasileiro agir e tomar providências localmente, de forma direta, o que torna mais eficiente a promoção do comércio exterior, a atração de investimentos e a assistência a brasileiros residentes no exterior.

Para que o Serviço Exterior Brasileiro aconteça, é necessário todo o trabalho desempenhado no Brasil e nos postos do exterior e por todos os servidores, independente da carreira e função. 

Com informações do MRE