Planos de saúde da Geap terão aumento de até 45,58% em 2021

Geral | 27 de outubro de 2020

infome atenção 01

Os valores dos planos de saúde dos servidores públicos federais administrados pela Geap Vida sofrerão reajuste em janeiro de 2021. É o caso do plano de alguns dos servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

De Acordo com a operadora, os planos ficarão mais caros 5,5% - para a maioria - ou 45,58% - no plano Geap Saúde Vida sem coparticipação, a depender de cada contrato. Isso vale para beneficiários de 59 anos de idade ou mais.

Estes aumentos foram calculados pela operadora por meio de estudos, que consideraram, por exemplo, o aumento das despesas médico-hospitalares, liminares judiciais entre outros fatores.

Ainda segundo a Geap, a empresa racionalizou custos administrativos e assistenciais ao encerrar contratos desnecessários e renegociar dívidas. E precisa do reajuste para equilíbrios dos contratos. A Geap Vida atende cerca de 20% do total de servidores públicos federais.

Posicionamento do Sinditamaraty
Para o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty), as mensalidades do GEAP, se reajustadas, devem ser revistas de forma que estejam dentro da razoabilidade, dado que por se tratar de plano de saúde coletivo, e portanto sem a guarida da ANS, não há limite máximo de reajuste definido por aquela agência reguladora.

O Sinditamaraty, desde 2016, busca provimento judicial para que os percentuais de reajuste da contribuição sejam realizados em patamares mais racionais, com demonstração efetiva da necessidade. Os planos de saúde individuais estão sujeitos aos percentuais máximos de reajuste das mensalidades, mas esse, de cunho coletivo, não se sujeita às mesmas regras, fazendo com que as revisões dos valores das mensalidade tomem caráter até mesmo abusivo. Esses reajustes, em patamares altos, oneram excessivamente os servidores que já não podem - e não devem - suportar-los.

A ação está em curso na 19ª Vara Cível de Brasília sob o nº 0008541-91.2016.8.07.0001.