Palestra promovida pelo Sinditamaraty alerta para comportamentos autodestrutivos e o risco de adoecimento psicológico
Servidor | 03 de outubro de 2023Autor: Gecom Sinditamaraty
Na última sexta-feira (29), o Sinditamaraty realizou a palestra ‘Acolhimento à vida em tempos de vulnerabilidade’, no auditório Wladimir Murtinho do Palácio Itamaraty.
Durante a conversa, ministrada pela psicóloga Karina Okajima Fukumitsu, a especialista compartilhou sua experiência na área da suicidologia e expôs, por meio de histórias, experiências pessoais e denso aprofundamento acadêmico, ferramentas e estratégias para o desenvolvimento do que chama de ‘saúde existencial’.
Na apresentação, foram abordados os “processos de morrência”- como Karina define os comportamentos autodestrutivos que podem levar ao suicídio, caso não sejam identificados e tratados com a atenção necessária.
Além desses processos, também foi discutida a construção social que associa qualquer manifestação emocional à fraqueza, e quão prejudicial pode ser a falta de comunicação e hesitação em expressar os sentimentos aos outros.
O evento reuniu servidores e servidoras do Ministério das Relações Exteriores (MRE), representantes de entidades sindicais, de órgãos do governo, profissionais da área da saúde mental, representantes do MRE e demais convidados.
A presidente do Sinditamaraty, Ivana Vilela, afirmou que a pauta da promoção à saúde mental dos servidores e servidoras é uma das principais da entidade e que o Sindy está à disposição para ajudar nesse sentido: “Nos alcance sempre que se sentir desamparado ou precisar de alguém para dar a mão. Cuidem-se. Se tem vida, tem jeito!”, declarou a líder sindical, ao repercutir o mote da palestrante, Karina Fukumitsu.
Ivana divulgou ainda o núcleo de acolhimento do sindicato que está em processo de desenvolvimento e o Disque Saúde Mental, disponibilizado pela entidade.
Entre em contato com nosso canal de acolhimento, o Disque Saúde Mental, pelo WhatsApp +55 (61) 99828-4670 ou pelo e-mail: [email protected].