Outubro Rosa: Previna o câncer de mama, o mais frequente em mulheres brasileiras

Reportagem Especial | 03 de outubro de 2022

Autor: Luana Lima

Em diversos países, o mês de outubro é dedicado à sensibilização dos riscos do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero. A campanha “Outubro Rosa” é realizada desde os anos 90 e promove a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) impulsiona o movimento no Brasil desde 2010 e promove eventos técnicos, debates, apresentações e materiais educativos acerca do assunto. O INCA explica que o câncer consiste em um desenvolvimento anormal das células, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno, e que, nos estágios iniciais, a doença é assintomática, por isso exige cuidado e monitoramento constante.

Câncer de mama: o mais frequente em mulheres brasileiras

O câncer de mama é o tipo mais frequente entre mulheres brasileiras, de acordo com dados do INCA. A estimativa, em 2021, foi de 66.280 novos casos no Brasil, sendo as maiores taxas de incidência e de mortalidade nas regiões Sul e Sudeste do país. A doença ocupa o primeiro lugar em mortalidade por câncer entre as mulheres brasileiras, com taxa de 14,23 vítimas a cada 100 mil pessoas (2019). Por isso, é recomendado que toda mulher, acima de 40 anos, faça o exame clínico das mamas anualmente.

Se toca, mulher! A importância do autoexame

Apesar de não substituir o exame clínico das mamas, feito por profissionais de saúde, é imprescindível criar o hábito do autoexame. Isso porque, conforme o estudo “Rotinas em Ginecologia”, cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias pacientes.

A comunidade médica orienta que mulheres, acima dos 20 anos de idade, realizem o autoexame sete dias após o início da menstruação.

Saiba como fazer o autoexame:

• Em pé, levante o braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;
  • Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;
  • Divida o seio em faixas e toque com os dedos cada uma dessas faixas com movimentos circulares, e de cima para baixo;
  • Observe o tamanho, a posição e a forma do mamilo;
  • Pressione levemente o bico do peito e veja se há saída de secreção;
  • Repita o procedimento na outra mama.

Quais sintomas exigem maior atenção?

Os principais sintomas suspeitos de câncer de mama são: surgimento de caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; dores nos seios ou nas axilas; alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido dos mamilos; veia dilatada ou com aumento de tamanho na mama; e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Caso perceba qualquer um desses sinais, procure agendar consulta com um médico ginecologista e realizar os devidos exames.

Quais são os direitos de pacientes com câncer?

A pessoa diagnosticada com câncer possui acesso a diversos benefícios por meio de amparos socioeconômicos, garantidos pela Justiça. Confira alguns:

1. Auxílio por incapacidade temporária

Benefício mensal para pacientes que, em virtude de doença, se encontram temporariamente impossibilitados de trabalhar por mais de 15 dias consecutivos.

Nesse caso, o portador de câncer terá direito ao auxílio, independente do pagamento de 12 contribuições, desde que esteja na qualidade de segurado.

2. Isenção do imposto de renda na aposentadoria

Indivíduos com câncer estão isentos do pagamento do imposto de renda relativo aos rendimentos de aposentadoria, reforma e pensão.

Para solicitar a isenção, a pessoa deve procurar o órgão pagador de sua aposentadoria – INSS, por exemplo – com o requerimento fornecido pela Receita Federal.

3. Transporte interestadual gratuito

Pessoas diagnosticadas com a doença acima de 60 anos de idade, e com renda individual de até dois salários mínimos, possuem direito à carteira do idoso. O documento garante transporte interestadual gratuito ou desconto de 50% em passagens.

Para isso, idosos aposentados, pensionistas ou trabalhadores ativos devem comprovar renda, e procurar as Empresas de Transporte, com os documentos exigidos.

Veja todos os direitos sociais de pacientes com câncer em: https://bit.ly/3ScRcFw.

Homens também podem ter câncer de mama

Apesar de raro, estimativas nacionais indicam que 1% dos casos de câncer de mama afeta os homens brasileiros. A maior parte das pessoas não sabe que homens cisgêneros, ou seja, que se identificam com o sexo biológico designado ao nascer, também possuem tecido mamário e, portanto, podem desenvolver o câncer de mama. Embora pouco frequente, sua incidência vem aumentando: das 16.927 pessoas que vieram a óbito em decorrência do câncer de mama no Brasil, em 2018, 203 eram homens.

Segundo o professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Afonso Nazario, a cada 100 casos, um ocorre no sexo masculino, sendo que a doença costuma estar associada a fatores genéticos e se manifesta, geralmente, em indivíduos entre 65 e 70 anos. O profissional explica que a doença é mais frequente em “homens cujas famílias apresentam muitos casos de câncer de mama (mesmo que em mulheres) e câncer de ovário (neste caso, a idade de aparecimento pode ser em homens mais jovens).” Se o câncer hereditário na mulher corresponde a 10% de todos os casos, no sexo masculino a forma hereditária chega a 40% dos casos.

Dentre outros possíveis motivos para o câncer de mama na população masculina, estão o uso de anabolizantes, o alcoolismo, a obesidade, e a existência de anormalidades cromossômicas, como a Síndrome de Klinefelter.

Fique atento aos sintomas, como surgimento de caroços na região, dor unilateral na mama, secreção ou retração do mamilo, e outras anomalias visíveis. A orientação médica permanece a mesma: a partir da identificação de qualquer um dos sinais citados, procure agendar consulta com um mastologista e realizar os devidos exames.

*Luana Lima, estagiária sob supervisão de Gabriella Bontempo.