Notícias

Outubro Rosa: informação e diagnóstico precoce do câncer de mama salvam vidas

Saúde | 01 de outubro de 2021

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


A logo do Sinditamaraty em suas redes sociais está e ficará na cor rosa durante todo o mês de outubro. A entidade, assim como tem feito todos os anos, quer ajudar as pessoas a se conscientizaram sobre a prevenção e o tratamento precoce do câncer de mama, uma das doenças mais agressivas para mulheres e homens no Brasil e no mundo. A Campanha Outubro Rosa começou e é uma oportunidade de refletir, compartilhar informações e ajudar pessoas que estejam enfrentando a luta contra a doença.

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos, como explica o Instituto Nacional de Câncer (INCA). É importante estar atento aos sinais da doença, cujo sintomas mais comuns são: 

- Aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular (há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos). 

- Edema cutâneo semelhante à casca de laranja; 

- Retração cutânea (retração da pele); 

- Dor, inversão do mamilo e hiperemia (alteração da circulação em que há aumento do fluxo sanguíneo para um órgão ou tecido), descamação ou ulceração (lesões superficiais) do mamilo; 

- Secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea. A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.

Importante ressaltar que esses sintomas devem ser investigados por profissionais de saúde, mas não necessariamente significam que seja câncer de mama. Eles podem ser decorrentes de doenças mamárias benignas. 

A doença no país
Dados reunidos pelo INCA mostram que o câncer de mama ocupa o primeiro lugar no índice de mortalidade de mulheres. No Brasil, a taxa de mortalidade por câncer de mama é de 14,23 para cada 100 mil habitantes. Em 2020, foram registrados cerca de 2,3 milhões de casos, com aproximadamente 684.996 mortes – um total de 15,5% dos óbitos por câncer em mulheres.

Para 2021, a estimativa do instituto é de 66.280 novos casos da doença ou 43,74 para cada 100 mil mulheres. “A incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia”, alerta o INCA.

Diagnóstico e tratamento precoce
Especialistas indicam que uma das maneiras mais poderosas de cura do câncer de mama é o diagnóstico precoce. Por isso, o autoexame precisa se tornar costume entre as mulheres, especialmente após os 40 anos de idade. “Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética”, explica o Ministério da Saúde. 

O Brasil oferece tratamento contra o câncer de mama, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), mas somente em unidades especializadas. O tratamento é feito por meio de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, tratamento com anticorpos, mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução das mamas.

De acordo com a Lei 12.732/2012, pacientes com câncer de mana têm direito de serem tratadas pelo SUS no prazo de até 60 dias, a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico. Essa legislação tem o objetivo de reduzir casos avançados da doença e tratar os pacientes o mais rápido possível.

Existe prevenção?
Não há estudos científicos que indiquem as causas do surgimento do câncer de mama. No entanto, conforme o Ministério da Saúde, os fatores de risco para a doença são o excesso de peso corporal, a falta de atividade física e o consumo de bebidas alcoólicas.

O ministério aponta, ainda, que “por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor”.

Surgimento do Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento internacional criado na década de 90, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama, um laço rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). 

Participe do Outubro Rosa: dissemine informações de fontes seguras, faça o autoexame regulamente e procure atendimento médico caso apresente sinas e sintomas.