Notícias

Novembro Azul: Mês da conscientização e prevenção ao câncer de próstata

Reportagem Especial | 07 de novembro de 2022

Autor: Luana Lima

Compartilhe esta notícia:


Em continuidade às campanhas mundiais de saúde, o “Novembro Azul” é dedicado à promoção de cuidados com a saúde masculina por meio da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças que atingem o grupo. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, e ainda elegeu uma data especial para celebrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro.


O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele, e é causa de morte a cada 38 minutos no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O Instituto relata que foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 30 mil mortes entre 2018 e 2019, o que representa 42 vítimas por dia e aproximadamente 3 milhões convivendo com a doença.
 

Câncer de próstata: Precisamos falar sobre isso

O câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial, portanto, quando os sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando o tratamento e a cura. A única forma de prevenir que isso aconteça é por meio da realização periódica do exame de próstata, o qual ainda envolve muitos preconceitos e, por isso, leva muitos homens a não se cuidarem de forma adequada.


Na fase avançada, os principais sintomas causados são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.


Assim como em outros tipos de câncer, a idade é um grande fator de risco, pois tanto a incidência, como a mortalidade em razão da doença, aumenta exponencialmente após os 50 anos. É importante destacar que homens negros, por fator genético, são os que têm mais casos desse tipo de câncer. Além disso, a obesidade é um marcador de risco que exige atenção, pois pode potencializar as chances do indivíduo desenvolver o tumor.


A doença é definida como hereditária quando três ou mais parentes de primeiro grau já tiverem sido afetados; dois parentes de primeiro grau terem obtido diagnóstico antes dos 55 anos de idade; ou, por fim, quando a doença for recorrente em três gerações consecutivas na família (avô, pai e filho). Na presença de algum desses critérios, o risco de desenvolver o câncer sobe para 50%. Nesses casos, é recomendável que o exame seja realizado a partir dos 45 anos de idade.


O exame


A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela fica abaixo da bexiga e sua função é produzir, bem como armazenar, o líquido prostático que, junto com o líquido seminal e os espermatozoides, produzidos nos testículos, forma o esperma.


O exame de próstata acontece em duas etapas, que não substituem uma à outra:


1) Coleta de amostra de sangue venoso, que mede a quantidade da proteína produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico (PSA). Com ele, é possível investigar a possibilidade do câncer ou da inflamação da próstata;


2) Toque retal, realizado em consulta com o urologista, de forma rápida e indolor, e que consiste na introdução do dedo indicador, lubrificado e protegido por luva látex, no ânus do paciente.


Como superar o preconceito?


De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o exame de toque retal deve ser realizado por todos os homens a partir dos 50 anos de idade e permanece sendo o método mais eficaz no diagnóstico do câncer de próstata.


Devido ao grande preconceito e ao tabu que o exame envolve, muitos homens deixam de se cuidar e, assim, aumentam suas chances de desenvolver a doença letal. A região da próstata no corpo masculino, por biologicamente estar relacionada ao prazer, é associada, erroneamente, à orientação sexual da pessoa. Entretanto, o exame em nada diz respeito à sexualidade do indivíduo e possui o único objetivo de prevenir doenças.  Ainda vale ressaltar: a atividade sexual, independente de ser entre homens ou não, jamais causa qualquer tipo de câncer.


Outro receio frequente nos consultórios é a posição na qual o exame é feito, porém é possível realizar o exame deitado de lado na maca, deixando o paciente menos desconfortável.


A informação é a melhor saída para superar o preconceito e sanar os medos. Por isso, é importante que cada vez mais homens estejam dispostos a tirar suas dúvidas com profissionais da área e, dessa forma, priorizar o cuidado com sua saúde!


Confira outros testes e exames importantes
 

  • Verificação da pressão arterial;
  • Hemograma completo;
  • Dosagem da glicemia;
  • Dosagem do colesterol;
  • Testes de urina;
  • Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).


*Com informações de: Sociedade Brasileira de Urologia, Agência Nacional de Saúde Suplementar, Instituto Lado a Lado pela Vida, Instituto Nacional de Câncer.