Mês de combate à violência contra a mulher chega ao fim, mas campanha precisa continuar o ano inteiro

Geral | 26 de agosto de 2021

Autor: Erika Braz

O enfrentamento à violência contra a mulher é lembrado pela campanha Agosto Lilás. Mas independente da iniciativa, a luta contra esse mal precisa continuar diariamente, já que o Brasil está longe de superar esse problema. Para se ter uma ideia, desde o início da pandemia do coronavírus, uma em cada quatro mulheres foi vítima de violência doméstica.

Esse dado faz parte de uma pesquisa do Instituto Datafolha, solicitado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que levou em consideração mulheres acima dos 16 anos que tenham sido vitimadas por familiares, entre eles os companheiros, pais, padrastos, tios, avós e irmãos. Ao todo, 17 milhões de mulheres foram agredidas verbalmente, sexualmente ou fisicamente no período de junho de 2020 a maio de 2021.

Outro estudo semelhante, realizado pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), destacou que a cada minuto do dia, 25 mulheres são vítimas de algum tipo de agressão doméstica. A pesquisa também traçou o perfil das vítimas de feminicídio no país: em sua maioria, pretas ou pardas, com baixa escolaridade e faixa etária entre 30 e 44 anos.

A campanha Agosto Lilás de 2021 também celebrou os 15 anos da Lei Maria da Penha - Lei 11.340/2006. A legislação é um marco no combate à violência contra mulher por trazer penas mais rigorosas e melhorias nas medidas protetivas contra o agressor.

Ajuda
No país, existem inúmeras Organizações Não Governamentais (ONGs) que acolhem mulheres vítimas de violência. Os canais oficias do governo federal para as denúncias são a Central de Atendimento à Mulher, que funciona pelo número 180 – ligação confidencial, gratuita para todo o Brasil, com funcionamento 24 horas por dia, sete dias da semana -, e a Casa da Mulher Brasileira. Além disso, as vítimas contam com centros de referência, Defensorias Públicas e Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam).

Empresas como o WhatsApp e o Instituto Avon, por exemplo, mantém um canal que orienta as mulheres a denunciarem casos de violência. O programa “Você Não Está Sozinha” tem o número de contato no WhatsApp, o +55 (11) 94494-2415, que funciona em qualquer lugar do Brasil. Caso precise de ajuda, basta acionar esse telefone. Por ele, a vítima receberá orientações sobre procedimentos, além de um cupom para uma corrida gratuita por meio de aplicativo de transporte.