NOTÍCIAS

Ministério da Gestão lidera Grupo de Trabalho de combate ao assédio no serviço público

Ministério da Gestão lidera Grupo de Trabalho de combate ao assédio no serviço público

Na última segunda-feira (22), o governo federal instituiu o Grupo de Trabalho Interministerial de elaboração do Plano de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação na Administração Pública Federal. O anúncio foi feito por meio do Decreto nº 11.534, o qual prevê o desenvolvimento de orientações e diretrizes quanto à saúde física e mental, bem como à prevenção de assédio e discriminação, entre os servidores públicos brasileiros.
 

A proposta do Plano de Enfrentamento e os relatórios das atividades desempenhadas serão encaminhados à Ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, em até 30 dias após a conclusão do GT, que tem estimativa de durar 180 dias, com possibilidade de prorrogação.
 

O Sinditamaraty é pioneiro na discussão do tema junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), com diversas ações implementadas, incluindo um canal de denúncias do próprio sindicato. Para o presidente do Sindy, João Marcelo Melo, "o mais importante é fortalecer os instrumentos de combate ao assédio e proteger as vítimas no ambiente de trabalho."
 

O GT, liderado pelo Ministério da Gestão, conta com representantes da Advocacia-Geral da União, da Controladoria-Geral da União, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, do Ministério da Igualdade Racial, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério das Mulheres, do Ministério da Saúde, e Ministério do Trabalho e Emprego.