Itamaraty anuncia criação do Prêmio Maria José Rebello

Geral | 14 de março de 2023

Autor: Luana Lima

Ainda no Dia Internacional da Mulher, o MRE instituiu o cargo de “representante para Temas de Gênero da diplomacia brasileira”

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Ministério das Relações Exteriores criou, por meio da portaria FUNAG Nº 71, de 8 de março de 2023,  o Prêmio Maria José de Castro Rebello Mendes, com o objetivo de estimular pesquisadoras a escreverem sobre política externa e relações internacionais.

O Prêmio, que será concedido anualmente pela Fundação Alexandre de Gusmão, contará com editais específicos exclusivos para estudantes de graduação, graduadas e pesquisadoras com título de Mestrado ou Doutorado, de qualquer área de formação.

As premiadas deverão ser autoras brasileiras, natas ou naturalizadas, que tenham produzido artigos inéditos nas áreas de relações internacionais e política externa, em 20 de setembro de cada ano — data de nascimento de Maria José de Castro Rebello Mendes, primeira mulher concursada do Brasil, aprovada no concurso para a Secretaria de Relações Exteriores, em 1918.

Além disso, o Itamaraty anunciou a criação do cargo de alta representante para Temas de Gênero da diplomacia brasileira. A função consistirá em representar o Brasil em reuniões internacionais relacionadas às pautas de gênero, bem como realizar avanço interministerial na política de gênero no serviço público.

A ministra de segunda classe Vanessa Dolce de Faria será a primeira servidora a ocupar o cargo. Diplomata de carreira, Faria ingressou no Instituto Rio Branco em 1999, e já foi assessora especial e chefe de gabinete da Secretaria-Geral da Presidência da República no governo Rousseff. Atualmente, é a Cônsul-Geral Adjunta do Brasil em Barcelona, Espanha.