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Home office: Sindy questiona MRE sobre dificuldades de acesso aos sistemas internos

Geral | 13 de abril de 2021

Autor: Erika Braz

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Em um momento onde os servidores precisam trabalhar de casa, torna-se indispensável que todos eles tenham acesso remoto à rede corporativa e à máquina virtual do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Claro, sem depender dos equipamentos que estão na Secretaria de Estado (SERE), em Brasília, ou nos postos do exterior. Por isso, o Sinditamaraty questionou a Administração sobre o uso desses sistemas. 

Um ofício do Sindicato foi enviado nesta terça-feira (13) à Secretaria de Gestão Administrativa (SGAD) alertando sobre os constantes e recorrentes problemas dos sistemas VPN e VDI (Virtual Private Network e Virtual Desktop Infrastructure). Segundo relato dos servidores, isso é crítico, já que a maioria dos programas utilizados só podem ser acessados por meio desses sistemas.

A Central de Atendimento do MRE argumenta que os sistemas têm capacidade limitada e que, quando é atingida, mais ninguém consegue acessar. Portanto, isso é o que gera prejuízos e atrasos ao desenvolvimento dos trabalhos remotos. 

Pedido de esclarecimentos
O Sinditamaraty pediu esclarecimentos à Administração sobre estes três pontos:

1) O MRE já identificou horários de pico de acesso que podem ser notificados previamente aos servidores para que evitem o uso ou utilizem apenas para emergências?

2) Qual tem sido a recomendação das chefias para os servidores quando ocorre a extrapolação de prazos ou reiteradas dificuldades de acesso?

3) Como tem sido registrada a produtividade e a assiduidade dos servidores quando estes não conseguem ter acesso aos sistemas?

4) Quais medidas estão sendo adotadas no tocante ao investimento para ampliação e maior eficiência dos sistemas bem como a priorização de recursos para a área de tecnologia que possam garantir as condições do teletrabalho e a produtividade no âmbito do MRE?

Confira aqui o ofício enviado