Filiados aprovam adesão ao movimento pelo reajuste salarial dos servidores

Institucional | 21 de fevereiro de 2022

Autor: Erika Braz

Filiados ao Sinditamaraty votaram e decidiram que o Sindicato deve aderir ao movimento em defesa da recomposição inflacionária e ao calendário de paralisações e mobilização feita pelas principais entidades sindicais representantes do funcionalismo público. Ao todo, 94,4% dos votos recebidos foram favoráveis à adesão - 102 votos para sim e 6 para não.

Os filiados responderam a uma questão apresentada pelo Sinditamaraty em Assembleia Geral Extraordinária realizada na última sexta-feira, 18 de fevereiro. Na ocasião, a assessoria sindical explicou o movimento e que o objetivo principal é pleitear o reajuste salarial de 19,9% - o equivalente a defasagem inflacionária, que se contabilizada de 2017 até 2022.

Veja a apresentação da Assessoria Sindical do Sinditamaraty e entenda mais sobre o movimento pelo reajuste dos servidores públicos

Durante a Assembleia, o presidente do Sinditamaraty João Marcelo Melo alertou que a discussão ainda não é a respeito de greve. “Se mais adiante houver algum tipo de mobilização neste sentido, nova Assembleia deverá ser convocada, mas é importante que saibam que nossa participação indica um movimento político. Independentemente dos resultados obtidos este ano, nós vamos continuar brigando ano que vem e no ano seguinte pela valorização da categoria e recomposição de perdas. Essa pauta vai continuar sendo martelada enquanto tivermos forças”, declarou.

A votação ocorreu das 11h do dia 18 de fevereiro até as 11h59 de domingo, dia 20. Os sindicalizados tiveram que responder SIM ou NAO à pergunta: Você é favorável à adesão do Sinditamaraty ao movimento de defesa da recomposição inflacionária e à adesão ao calendário de paralisações e mobilização dos servidores públicos?

O calendário e as mobilizações mencionadas são liderados pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

Segundo o diretor da CSPB, João Paulo Ribeiro, o prazo para convencer deputados e senadores para que eles prevejam o reajuste do funcionalismo público no Projeto de Lei Orçamentário Anual (Ploa) é apertado. “A LOA será promulgada até 4 de abril. A perspectiva é difícil. Estamos apostando na pressão dos parlamentares entre os dias 14 a 25 de fevereiro, o que temos chamado de Semana de Luta em Defesa do Reajuste. Nós orientamos que todas as categorias cobrem e mostrem o desprezo pelo trabalho nobre que é feito pelo funcionalismo e que somos imprescindíveis”, detalhou.

Entenda o que querem as entidades sindicais de servidores públicos com recentes manifestações e greves

O Sinditamaraty continuará acompanhando a evolução do movimento e deve convocar a categoria em momentos estratégicos.

Você ainda pode assistir a Assembleia