NOTÍCIAS

Filiadas e filiados do Sinditamaraty aprovam estado de greve

Filiadas e filiados do Sinditamaraty aprovam estado de greve

As filiadas e os filiados do Sinditamaraty aprovaram, por meio de votação, a declaração de estado de greve dos servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em razão do atraso no pagamento do auxílio-moradia — antiga Residência Funcional (RF).

A consulta foi aberta durante a Assembleia Geral Extraordinária, realizada na última segunda-feira (15), e encerrada na terça-feira (17). No total, 89,3% dos votantes se manifestaram favoravelmente ao estado de greve.

A medida foi adotada diante da ausência de pagamento da indenização referente ao mês de novembro e após o sindicato informar à justiça sobre o descumprimento da decisão que determinou, em 2015, a obrigação da União de pagar o Auxílio Moradia dentro do prazo estabelecido pela legislação.

A recorrência da insegurança quanto ao pagamento do Auxílio-Moradia tem gerado profunda exaustão entre os servidores. Os atrasos sistemáticos ao longo dos anos colocam em risco a estabilidade de mais de mil famílias de servidores em exercício no exterior, insegurança agravada pelo fato de a verba não estar protegida contra contingenciamentos governamentais.

Diante desse cenário, o estado de greve legitima a realização de paralisações e manifestações coordenadas pelo Sinditamaraty. Nos próximos dias, o Comando de Mobilização — instituído em julho deste ano conforme os artigos 86 e 87 do Estatuto da entidade — se reunirá para definir o cronograma de ações e os próximos passos do movimento.