Ex-dirigentes contribuirão com o Sindicato por meio do Conselho Consultivo
Institucional | 31 de maio de 2021Autor: Erika Braz
Uma das novidades trazidas pelo novo Estatuto do Sinditamaraty é a criação do Conselho Consultivo da entidade. Um grupo formado por ex-presidentes da Diretoria Executiva (DE), do extinto Conselho Deliberativo (CD) e do Conselho de Gestão Estratégica (CGE) para contribuir com os dirigentes com mandatos atuais.
O artigo 18 do Estatuto detalha que este Conselho deverá ser acionado para discussão, aconselhamento e mediação de conflitos no Sindicato. Uma forma de aproveitar a “memória histórica” dos antigos dirigentes. Sob comando do presidente da Diretoria Executiva atual, eles serão convidados para reuniões quando for necessário.
Tudo isso já existe na prática, pois, vez ou outra, justamente pela experiência, os antigos dirigentes são acionados a ajudar em determinado tema de interesse do Sindicato. Por isso, o novo Estatuto oficializou essa contribuição, agregando os ex-presidentes em um Conselho Consultivo.
Integrantes do Conselho
Este grupo vai funcionar assim: os dirigentes da DE, do CD e do CGE que deixarem o cargo serão, automaticamente, conduzidos ao Conselho Consultivo, “salvo nos casos de destituição ou impedimento ético e/ou administrativo apresentado pelo Conselho de Gestão Estratégica”, explica o Estatuto.
Quem não quiser integrar o Conselho Consultivo do Sinditamaraty, basta, apenas, renunciar ao cargo.
Leia também:
Sinditamaraty cria oficialmente a Comissão Permanente de Estudos Técnicos
Processo de filiação ao Sinditamaraty foi modernizado pelo novo Estatuto
Eleições 2021: processo eleitoral obedecerá novo Estatuto do Sinditamaraty
Novo Estatuto do Sinditamaraty modifica Conselho Fiscal
O que muda na Diretoria Executiva do Sindy com o novo Estatuto
Novo Estatuto: Conselho Deliberativo passa a ser Conselho de Gestão Estratégica
Novo Estatuto do Sinditamaraty já está em vigor