Notícias

Estoques do banco de sangue em Brasília estão muito baixos; doe e ajude quem precisa

Saúde | 19 de janeiro de 2022

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


Desde o início da pandemia de Covid-19 os bancos de sangue no Brasil assistiram seus estoques chegarem a situações críticas. Os locais que recebem os doadores afirmam que o receio de contaminação do vírus, os casos positivos e as recomendações de isolamento acabaram afastando quem doava de forma recorrente e deixaram de atrair novos doadores. 

A situação no Hemocentro de Brasília, por exemplo, é de estoques em níveis alarmantes. A última atualização data do dia 18 de janeiro e mostra que os tipos sanguíneos O-, B-, AB- e A- estão no patamar “Crítico”. O tipo A+ está “Baixo”, O+ é classificado como “Regular”. Apenas B+ e AB+ estão com estoque “Adequado”.

No Hemocentro da capital do país, a doação ocorre nos seguintes passos: é feito um registro rápido do doador, depois uma pré-triagem, em seguida a triagem clínica (incluindo uma breve entrevista com médico), por fim a coleta e um lanche. Tudo isso leva em média 90 minutos, segundo a Fundação Hemocentro. Doadores recebem atestado médico e podem ficar um dia afastados do trabalho, caso queiram, mas não é necessário.

Transporte gratuito para doação! A Linha Vermelha é o transporte que faz o percurso ida e volta entre o Hemocentro e a Rodoviária do Plano Piloto, de segunda a sexta-feira. Veja os horários.

Se você não é de Brasília, confira a lista de Hemocentros em todo o Brasil. Encontre o mais próximo e doe!

Quem pode doar sangue
Para doar é preciso seguir algumas regras:

- Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião. Idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos);

- Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário);

- Apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade;

- Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;

- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;

- Não fumar duas horas antes da doação.

Enquanto durar a pandemia de Covid-19, para evitar aglomeração, o Hemocentro pede que as pessoas agendem a doação antes. Para agendar, clique aqui.

O doador não deve fazer jejum antes da doação. É preciso se alimentar bem, porém evitar alimentos muito gordurosos e derivados do leite.  Outra recomendação é que, durante a entrevista com médico, o doador seja o mais sincero possível, pela segurança dele e de quem receberá o sangue.
 
Não podem doar
Estão inaptos a doar as pessoas com teste positivo para HIV, HTLV, Hepatite B e C, sífilis e Chagas, porque esses vírus e bactérias podem ser transmitidas em transfusões de sangue. 

De acordo com o Hemocentro, ficam inaptos a doar por 1 ano aqueles que tenham sido expostos a qualquer uma das situações abaixo:

– Sexo em troca de dinheiro ou de drogas e seus respectivos parceiros sexuais;

– Relação sexual ou de seu parceiro com um ou mais parceiros ocasionais e/ou desconhecidos;

– Vítima de violência sexual e seus respectivos parceiros sexuais;

– Relação sexual com pessoa portadora do vírus HIV, hepatite B ou C ou outra infecção de transmissão sexual e sanguínea;

– Parceiros sexuais de pessoas que estejam em programa de terapia renal substitutiva (hemodiálise) ou com histórico de transfusão de hemocomponentes ou derivados;

– Uso de profilaxia pré ou pós-exposição ao HIV.

Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou esteve doente recentemente, precisa consultar detalhes sobre os impedimentos no site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

Covid x Doação de Sangue
Segundo o Hemocentro de Brasília, pessoas que sejam casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 não podem doar. Aqueles que tiveram a doença só podem doar sangue depois de 30 dia do desaparecimento dos sintomas. 

Em relação à imunização, o ideal é que doadores que tomaram vacina contra o coronavírus esperem sete dias para doar.

Contate o Hemocentro de Brasília pelo telefone (61) 3327-4416.
Acesse o site https://www.fhb.df.gov.br/doacao-de-sangue/