NOTÍCIAS

Em greve há quatro semanas, servidores do Itamaraty se reúnem em assembleia

Em greve há quatro semanas, servidores do Itamaraty se reúnem em assembleia

Em greve há quatro semanas, os servidores do Itamaraty participaram de Assembleia Geral Extraordinária, nesta quarta-feira (14), realizada pelo o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY), para avaliar estratégias do movimento paredista. A categoria entrou em greve no dia 22 de agosto e reivindica a equiparação do Serviço Exterior Brasileiro às demais carreiras típicas de Estado.
Durante a assembleia, o sindicato deu conhecimento de ofício enviado pelo secretário-geral do Serviço Exterior Brasileiro, Marcos Galvão, ao Planejamento para tratar do reajuste e equiparação salarial.  Contudo, o Ministério do Planejamento encaminhou à Casa Civil Projeto de Lei com reajuste de 27,9%, mesmo após servidores do Itamaraty rejeitarem acordo nestes termos, projeto que ainda estaria parado na Casa Civil.Assembleia 14 09 19

O SINDITAMARATY informou também que a Administração do Itamaraty recebeu, na manhã desta quarta-feira (14), representantes do sindicato para tratar da pauta não remuneratória. Na ocasião, os representantes do Itamaraty também sinalizaram que qualquer negociação para reposição das faltas apenas acontecerá após o encerramento da greve.
Pauta não remuneratória
A Administração relatou ainda que tem interesse em regulamentar as vagas criadas pela Lei 12.601/12 para oficial de chancelaria e diplomatas e tem feito interlocuções com o Planejamento e Casa Civil. Os representantes do ministério também informaram que o MRE pretende publicar, até 31 de dezembro, portaria para regulamentar o plantão consular. Além disso, o órgão estuda medidas para a concessão automática do Passaporte Diplomático aos assistentes de chancelaria e para estender o PCAMSE a todos os servidores do MRE.
Os servidores do Itamaraty se reúnem em Assembleia Geral Extraordinária novamente na quinta- feira (15) para deliberar sobre os próximos passos da greve.

Ofício SGEX

Resposta do MRE pauta não remuneratória


Por Adriana de Araújo