Em Assembleia Geral, SINDITAMARATY faz balanço do movimento grevista

Geral | 25 de agosto de 2016

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada pelo Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY), nesta quinta-feira (25), o Comando de Greve divulgou balanço do movimento. Até o momento, a greve alcançou a adesão de 94 postos no exterior, de diversas divisões da Secretária das Relações Exteriores e de escritórios regionais no Brasil.

Os servidores do Itamaraty cruzaram os braços desde o último dia 22. A categoria reivindica a equiparação da remuneração do Serviço Exterior Brasileiro às demais carreiras típicas de Estado. MG 6684
As negociações salariais com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão começaram há um ano e meio, desde então o órgão encaminhou por diversas vezes a mesma proposta de reajuste de 27,9%, que considera apenas a inflação. O percentual foi rejeitado pela categoria em pelo menos três oportunidades.
Apesar das inúmeras reuniões com Planejamento e também com a Comissão de Administração do Itamaraty não houve resposta à equiparação da remuneração, principal pleito da categoria para reparar a defasagem salarial acumulada desde 2008.
Durante a assembleia, os integrantes esclareceram dúvidas sobre as atividades essenciais, assinatura da folha de ponto e o cálculo dos 30% em atividade, além de responder questionamentos enviados por e- mail e dos servidores presentes na ocasião.
O Comando pediu aos grevistas que fiquem atentos à divulgação do calendário de greve dos próximos dias, publicado no site do sindicato, e participem das ações do movimento.
Veja alguns países onde os servidores do Itamaraty aderiram à greve

Abu Dhabi (Emirados Arábes), Amã (Jordânia), Argel (Argélia), Assunção (Paraguai), Atenas (Grécia), Atlanta (EUA), Barcelona (Espanha), Belgrado (Sérvia), Belmopan (Belize), Berlim (Alemanha), Berna (Suíça), Boston (EUA), Bratislava (Eslováquia), Bruxelas (Bélgica), Buenos Aires (Argentina), Bucareste (Romênia), Budapeste (Hungria), Camberra (Austrália), Cantão (China), Caracas (Venezuela) Castries (Santa Lúcia), Chicago (EUA), Cingapura (República da Cingapura), Cidade do México (México), Cidade Do Panamá (Panamá),Ciudad Del Este (Paraguai), Colombo (Sri Lanka), Copenhague (Dinamarca), Córdoba (Argentina), Dili (Timor-Leste), Dublin (Irlanda), Estocolmo (Suécia), Faro (Portugal), Frankfurt (Alemanha), Genebra (Suiça), Guatemala (República da Guatemala), Hamamatsu (Japão), Hartford (EUA), Houston (EUA), Helsinque (Finlândia), Hong Kong (China), Istambul (Turquia), Kuala Lumpur (Malásia), Lima (Peru), Lisboa (Portugal), Liubliana (Eslovênia ) Londres (Inglaterra), Los Angeles ( EUA), Madri (Espanha), Manila (Filipinas), Milão (Itália), Montevidéu (Uruguai), Montreal (Canadá), Moscou (Rússia), Munique (Alemanha), Nagoia (Japão), Nairóbi (Kênia), Nova York (EUA),  Paris (França), Pequim (China), Praga (República Checa), Quito (Equador), Riade (Arábia Saudita), Roma (Itália), Roterdãm (Holanda), Salto Do Guaira (Paraguai), Santa Cruz (Bolívia), Santiago (Chile), São Domingos (República Dominicana), São Francisco (EUA), Sidney (Austrália), Tiblisi (Geórgia), Tóquio (Japão), Toronto (Canadá), Vancouver (Canadá), Varsóvia (Polônia), Washington (EUA), Xangai (China).
Escritórios de representação do Itamaraty nos estados de Minas-Gerais e Paraná também aderiram.
Por Adriana de Araújo Foto Diogo Neris