Notícias

Eleições 2022: Saiba como servidores do Itamaraty prestam suporte ao eleitorado brasileiro no exterior

Eleições 2022 | 02 de setembro de 2022

Autor: Luana Lima

Compartilhe esta notícia:


Daqui um mês, no dia 2 de outubro, será realizada a votação para o primeiro turno das Eleições 2022. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a expectativa é que cerca de 150 milhões de eleitores compareçam às urnas no Brasil e mais de 695 mil pessoas votem, para presidente, em outros países.

 

O TSE divulgou recentemente que houve um aumento expressivo do número de eleitores brasileiros no exterior: 39,2% a mais em comparação às eleições de 2018 e 96,8% quando comparado a 2014. Atualmente, 697.078 eleitores estão aptos a votar no exterior, quantitativo superior ao eleitorado de três estados brasileiros: Acre (588.433), Amapá (505.106) e Roraima (366.240).  

 

Os eleitores aptos são aqueles que solicitaram a transferência de domicílio eleitoral do Brasil para o exterior dentro do prazo exigido, que foi até 4 de maio deste ano.

 

Como funciona a eleição para brasileiros no exterior?

A Divisão de Assistência Consular do Ministério das Relações Exteriores (DAC/MRE) é a responsável por articular a comunidade brasileira fora do país durante o período de votação e organizar as eleições, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) e os postos do MRE de cada país.

 

Neste ano, os brasileiros poderão exercer o direito de voto para os cargos de presidente e vice-presidente da República em 132 outros países. O pleito no exterior será realizado de duas formas: a primeira com urnas de lona instaladas em locais com menos de 100 eleitores; e a segunda com urnas eletrônicas em locais a partir de 100 eleitores aptos cadastrados. 

 

De acordo com a responsável pelos assuntos eleitorais da DAC, a servidora Marília Beltrão, cabe ao Itamaraty cuidar da “administração dos recursos liberados pelo TSE, da organização dos locais de votação; e da indicação e capacitação de servidores para apoio durante as eleições.” 

 

A oficial de chancelaria também destacou que a Divisão atua como ponte entre o Cartório Eleitoral do Exterior e os postos do Itamaraty, o que envolve levantamento de custos, apoio logístico, envio das urnas e material eleitoral por meio da mala diplomática – serviço de comunicação do Itamaraty com suas representações em todo o mundo.

 

Para ler mais sobre os eleitores brasileiros no exterior, clique aqui.

 

Seu voto faz diferença!
 
As eleições este ano serão realizadas nos dias 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno), caso necessário. Os eleitores votarão na seguinte ordem: deputado estadual/distrital, deputado federal, senador, governador e presidente. 

 

Para os eleitores que estão no Brasil, o funcionamento das urnas será das 8h às 17h, horário de Brasília, o qual será usado para todo o país nesta eleição, incluindo estados com fuso horário distinto.


 
Confira o Calendário Eleitoral completo.

 

Leia também a matéria do Sinditamaraty sobre o período de propaganda eleitoral aqui

 


*Luana Lima, estagiária sob supervisão de Gabriella Bontempo.