Dia do servidor público: trabalho desenvolvido deve ser exaltado sempre

Servidor | 27 de outubro de 2021

Autor: Erika Braz

Gerir a Administração Pública, tirar as iniciativas governamentais do papel, desenvolver a nação. Essas são algumas das atribuições de um servidor público. Por sua importância para o país, desde 1937, o dia 28 de outubro é dedicado e lembrado como o Dia do Servidor Público.

Em tempos de crise mundial, motivada pela pandemia de Covid-19, o trabalho desses homens e mulheres merece ainda mais destaque, como defende o presidente do Sindicato, João Marcelo Melo. “Apesar de todas as restrições e dificuldades, os servidores estão mantendo a qualidade do serviço público, do atendimento e da prestação de serviços à população. Por isso, aproveitamos a data para parabenizar a todos pelo trabalho relevante ao país”.

Em 2020, por exemplo, os servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE) conseguiram repatriar mais de 40 mil brasileiros em todo mundo. Esforço esse, lembrado pelo 2º vice-presidente do Sinditamaraty, Jansen Martins. “A pandemia acabou mostrando o que muitos não viam. Nós no Itamaraty, por exemplo, conseguimos repatriar e ajudar muitos brasileiros que estavam no exterior. Isso fica como exemplo daquilo que fazemos naturalmente todos os dias. Comemoramos esta data em um momento onde os servidores provaram, ainda mais, sua relevância para o desenvolvimento do país”, ressaltou.

Funcionalismo no SEB
Falando especificamente do funcionalismo público responsável pelo Serviço Exterior Brasileiro (SEB), vale destacar o trabalho essencial frente à execução da política exterior do Brasil, das relações da nação com os demais países e pela participação brasileira em organizações internacionais. Tudo feito pelos 3 mil servidores MRE.

“Servidores públicos motivados e bem preparados são condição essencial para viabilizar um projeto nacional de desenvolvimento à altura dos desafios de um Brasil que tem apresentado níveis dramáticos de desigualdade social e insegurança alimentar”, pontua o 1º vice-presidente da entidade, Antonio Cottas.

Em um momento onde os direitos do funcionalismo público são colocados em risco com a Reforma Administrativa, mesmo depois de o país confirmar a relevante atuação dos servidores públicos pelo bem dos cidadãos brasileiros – até mesmo fora do país -, o Sinditamaraty parabeniza todo o quadro de servidores do MRE, que atualmente é formado por 1.552 diplomatas, 812 oficiais de chancelaria, 439 assistentes de chancelaria e 290 servidores do PCC/PGPE.

“Parabéns aos servidores do Serviço Exterior Brasileiro, presentes em todos os continentes e reconhecidos pela excelência de seu trabalho”, enaltece o Diretor Financeiro do Sinditamaraty, Pedro Franco.

O futuro do SEB depende dos servidores
Além de parabenizar os servidores públicos do MRE, o Sinditamaraty aproveita a data para salientar a evidente escassez de pessoal no ministério e a urgente necessidade de recomposição dos quadros. Esta, inclusive, é uma das pautas de maior destaque da entidade atualmente.

É inegável que o MRE tem relevância política, econômica e diplomática. No entanto, apenas 3.043 servidores dão conta de todas as ações entregues ao cidadão brasileiro por meio de 155 secretarias, departamentos, escritórios regionais e coordenações, além dos 216 postos no exterior.

Um artigo assinado pelo Sindicato em setembro deste ano destaca: “Esse quantitativo baixo e até incompatível com o tamanho da pasta, é o resultado de anos de negligência à urgente necessidade de recomposição dos quadros de servidores, devido à ausência de concursos públicos e à aposentadoria dos colaboradores. Para se ter uma ideia, o último edital para a carreira de oficial de chancelaria ocorreu em 2015 e permitiu que 90 pessoas somassem esforços ao Serviço Exterior Brasileiro. Já para assistente de chancelaria, o último certame foi realizado há 12 anos”.

Dados os alertas, o Sinditamaraty enfatiza que, além da valorização que lhe é devida, os servidores do MRE também precisam garantir a eficiência de seu trabalho e a garantia da continuidade dele ao passar dos anos.

Leia mais sobre este assunto:

Há futuro para o Serviço Exterior Brasileiro?