Deputados discursam contra a Reforma Administrativa e prometem trabalhar pela rejeição da PEC

Reforma Administrativa | 29 de setembro de 2021

Autor: Erika Braz

Durante a mobilização das Centrais Sindicais contra a Reforma Administrativa, nessa terça-feira (28), em frente à Câmara dos Deputados, alguns parlamentares discursaram contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020. Maioria de oposição ao governo, eles prometeram trabalhar pela rejeição da matéria no Plenário da Casa e pediram às entidades representantes dos servidores públicos que continuem mobilizados.

O Sinditamaraty esteve presente no ato com alguns de seus dirigentes. Além de ouvir os deputados, os representantes do Sindicato conversaram com alguns deles sobre as estratégias a serem adotadas contra a PEC 32 e o quanto o Serviço Exterior Brasileiro (SEB) está sendo prejudicado com a Reforma Administrativa.

O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil), o deputado professor Israel Batista (PV-DF), elogiou as manifestações organizas pelas Centrais Sindicais. Segundo ele, graças a isso, os parlamentares contrários à PEC começaram a ser atendidos pelas lideranças e pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), além da realização de reuniões e audiências públicas para ouvir várias carreiras do funcionalismo público.

Aos servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Israel Batista reforçou o convite à pressão no Congresso Nacional. “Meus amigos que nos representam no exterior com qualidade técnica, não podemos deixar essa Reforma passar. Peço que se mobilizem da maneira que vocês podem, pelas redes sociais, pela influência dos seus amigos e de suas famílias aqui no Brasil. Nós precisamos barrar a PEC 32, que é a PEC do absurdo”.

Alertas
Alice Portugal (PCdoB–BA), uma das deputadas mais engajadas no movimento contrário à PEC 32, dirigiu-se aos servidores do MRE, alertando que a Reforma mexe com as estruturas das relações exteriores do Brasil. “Vocês fazem o trabalho que é o cartão de visita do país no exterior. Vocês que repatriaram brasileiros e que hoje estão sendo assediados. Essas atividades desenvolvidas pelos servidores do Itamaraty poderão ser extintas, terceirizadas, ocupadas por profissionais sem concurso público. É a precarização do serviço público e daqueles que mais precisam dele, que é o povo brasileiro, em especial aqueles que estão no exterior”, alertou a parlamentar.

A deputada e também servidora pública federal, Jandira Feghali (PCdoB–RJ), disse que o texto da Reforma Administrava ficou muito ruim para os atuais e futuros servidores. “A maior prejudicada pela Reforma é a população, desde a educação, a saúde, políticas de segurança, a magistratura. É um debate errado, num momento errado, contra a população, é disso que se trata a PEC. Nós não podemos perder os pilares e parâmetros do serviço público”, ressaltou a deputada.

Resultado das mobilizações presenciais e virtuais
Segundo o deputado Túlio Gadelha (PDT-PE), é preciso que os servidores se mobilizem com os parlamentares sem cessar. “A gente tem acompanhado muitos deputados que não querem votar a favor dessa PEC, porque sabem dos prejuízos que ela causará ao serviço público brasileiro. Nossa perspectiva é boa e acreditamos que venceremos na votação do Plenário da Câmara Federal”.

Já em seu discurso, a deputada Erika Kokay (PT-DF) salientou: “Nós não vamos permitir o que está em jogo com a Reforma Administrativa. Eles querem destruir a Constituição Brasileira. É a tentativa de se apropriar do Estado, para servir ao governante e à iniciativa privada”.

SAIBA COMO SE MOBILIZAR CONTRA A PEC 32/2020