NOTÍCIAS

Decisão do STJ reforça legitimidade da greve dos servidores do Itamaraty, avalia SINDITAMARATY em assembleia

Decisão do STJ reforça legitimidade da greve dos servidores do Itamaraty, avalia SINDITAMARATY em assembleia

O Itamaraty não pode fazer nenhum desconto na remuneração dos servidores em greve pelos próximos 30 dias. Em Assembleia Geral Extraordinária realizada, nesta sexta-feira (23), o Sindicato Nacional do Ministério das Relações Exteriores ( SINDITAMARATY) informou à categoria que a Advocacia Geral da União já foi notificada da decisão do Superior Tribunal de Justiça. A ação movida pelo sindicato foi acatada em parte, pois o STJ entendeu que a publicação das faltas atende ao princípio da transparência. O SINDITAMARATY aguarda a publicação da sentença, prevista para o dia 26 de setembro, para conhecer os demais termos do deferimento.

Para a presidente do SINDITAMARATY, Suellen Paz, a decisão da Justiça reforça a legitimidade da greve e dá segurança aos servidores. Desde a deflagração da greve, em 22 de agosto, a categoria sofre com práticas antissindicalistas, como ameaças de corte de ponto e  assédio moral por parte de alguns membros do Itamaraty. Essas questões e a inflexibilidade do Ministério das Relações Exteriores e do Planejamento em negociar fizeram com que o sindicato precisasse recorrer ao STJ.

Os servidores reivindicam a equiparação salarial do Serviço Exterior Brasileiro às demais carreiras típicas de Estado para fechar as negociações salariais iniciadas há um ano e meio no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Por Adriana de Araújo