Covid-19: Sinditamaraty solicita medidas de prevenção e controle da doença no MRE

Saúde | 23 de junho de 2022

Autor: Luana Lima

Devido à alta da taxa de transmissão e ao aumento de casos confirmados de Covid-19 no Distrito Federal, o Sinditamaraty solicitou à Administração que os servidores integrantes do grupo de risco permaneçam em trabalho remoto, mediante a apresentação de autodeclaração. No ofício, enviado nessa quarta-feira (22), o Sindicato também requisitou que o Ministério das Relações Exteriores (MRE) amplie a divulgação das orientações de prevenção, controle e mitigação da transmissão da doença no ambiente laboral.

Segundo o documento, desde o retorno presencial obrigatório, ocorrido no dia 6, cerca de 16 servidores testaram positivo e outros estão afastados por suspeita de contaminação. Em diversas divisões do MRE, há ausência de álcool em gel e itens obrigatórios de higiene, entre eles papel toalha e sabonete líquido, o que contribui, ainda mais, para a disseminação do vírus.

Para elaborar o ofício, a entidade levou em consideração os dados levantados pela pesquisa “Retorno Seguro ao Trabalho Presencial – Serviço Público Brasileiro”, realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Banco Mundial e o Ministério da Economia.

Ainda foi solicitada a implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) pelo MRE, oriunda do Ministério da Economia, que trata da regulamentação do disposto na Instrução Normativa nº 65/2020 e no Decreto nº 11.072/2022. Ambos disciplinam o regime de trabalho não presencial no serviço público e trazem informações importantes para os servidores.

Grupos de risco

São consideradas pessoas pertencentes ao grupo de risco aquelas com sessenta anos ou mais; que têm doenças de imunodeficiência; doenças preexistentes crônicas ou graves; que são responsáveis pelo cuidado de uma ou mais pessoas com suspeita ou confirmação de infecção por Covid-19, desde que haja coabitação; gestantes ou lactantes; e que apresentem sintomas gripais.

*Luana Lima, estagiária sob supervisão de Gabriella Bontempo