Covid-19: Sinditamaraty pede proteção a servidores após confirmação de casos em postos de Roma

Geral | 26 de novembro de 2020

A segunda onda da Covid-19 na Europa tem preocupado os servidores que estão em postos no exterior. Na Itália, por exemplo, foram confirmados casos da doença nos postos em Roma, especificamente, na Delegação do Brasil junto à FAO, FIDA e PMA e no Consulado Geral. Por isso, o Sinditamaraty pede urgente intervenção do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Em ofício protocolado na Secretaria de Gestão Administrativa (SGAD), nesta quinta-feira (26), o Sindicato destaca que os servidores destes postos em Roma se mobilizaram para dialogar e receber instruções, como as medidas de segurança e afastamento. Infelizmente, as chefias locais têm hesitado em determinar, por exemplo, que os servidores não precisem trabalhar presencialmente, correndo o risco de também se contaminarem.

Depois de conversar com servidores locados em Roma, o Sinditamaraty soube por eles que “após a confirmação do primeiro caso, consciente do risco real de mais suspeitas e de assintomáticos, ainda assim, a chefia encaminhou mensagem via WhatsApp para que todos comparecessem ao Posto de forma a justificarem as ausências e tomar conhecimento pessoalmente de sua instrução quando estes já deveriam estar em quarentena”, diz o ofício do Sindicato.

Medidas emergenciais
Para o Sinditamaraty, é preciso fechar os postos e priorizar a sanitarização das repartições. Além, claro, da adoção do teletrabalho em razão dos casos suspeitos e confirmados. “As medidas visam resguardar a segurança de todos servidores e auxiliares locais e o efetivo cumprimento do princípio da legalidade que não deixa espaço, nesses casos, à discricionariedade das chefias dos Postos”, explica o presidente do Sindicato, João Marcelo Melo.

Veja íntegra do Ofício