Conselho Deliberativo encerra atividades e passa a ter outro nome e novas funções

Institucional | 30 de junho de 2021

Autor: Erika Braz

Em atividade desde a criação do Sinditamaraty, o Conselho Deliberativo (CD) encerrará sua atuação a partir de amanhã, 1º de julho, com a posse dos novos eleitos da entidade. O órgão dará lugar ao Conselho de Gestão Estratégica (CGE) que terá mais funções neste novo momento sindical. A mudança faz parte do atual Estatuto do Sindicato, que foi aprovado pelos filiados no mês de maio. Ao todo, foram sete gestões do CD ao longo da história da entidade.

O presidente reeleito do Sinditamaraty, João Marcelo Melo pontuou a relevância do órgão para o andamento da luta sindical. “É importante ressaltar o trabalho que foi desenvolvido por eles. O esforço de ter levado várias pautas represadas adiante, seja por meio de negociação ou judicialização, é fruto desse trabalho. Deixo um agradecimento aos colegas do CD que terminam a gestão agora e parabenizo aqueles que irão continuar trabalhando conosco nesta nova configuração”.

Para o atual presidente do Conselho Deliberativo, Evaristo Nunes o papel do órgão é imprescindível para a construção da história sindical. “É importante que as pessoas compreendam que o Sinditamaraty não existe sem o conselho. Não há como manter o Sindicato, com o nível de representatividade que tem, com o nível de dispersão territorial e geográfica que tem, com nível de percepções e de visões e de problemas acumulados, se não houver um conselho para desaguar isso”, enfatizou.

Segundo ele, o Conselho de Gestão Estratégica passa a ter um papel ainda mais relevante do que já tinha com as antigas atribuições. “Com as mudanças do novo Estatuto, a gestão do Sindicato poderá ser mais profissional e mais coerente”, pontuou.

Novidades
Recém instituído, o Conselho de Gestão Estratégica terá oito integrantes – dois de cada carreira do Ministério das Relações Exteriores (MRE) - que podem estar em missões no Brasil ou no exterior. Além de assumir as atribuições do antigo Conselho Deliberativo, o CGE terá novas competências previstas no Estatuto do Sinditamaraty.

Entre elas, por exemplo, a de deliberar sobre as propostas da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e demais assuntos de interesse dos filiados; fiscalizar o cumprimento das decisões oriundas de qualquer órgão do Sindicato e encaminhar à Assembleia Geral as reivindicações da categoria, propostas de legislação, forma de organização, dissídio coletivo, paralisação ou greve.

Este Conselho deverá também administrar questões relacionadas aos funcionários do Sindicato; definir proposta de crédito suplementar e autorizar a realização de despesas não previstas no orçamento; decidir sobre o ajuizamento de medidas judiciais ou extrajudiciais de interesse da categoria e zelar pela união e solidariedade de todos os servidores do Itamaraty.

Formação do CGE
Os primeiros membros deste colegiado foram eleitos neste mês e estarão à frente do CGE no biênio 2021/2023. São eles: os assistentes de chancelaria Alexey Van der Broocke e Héber Borba; os diplomatas Ezequiel Petersen e Andréia Rigueira; os oficiais de chancelaria Rodrigo Sereno e Carolina Gonçalves; e os servidores do PCC/PGPE Alderimar Carvalho e Amaury Menezes.

A primeira reunião do CGE deverá ocorrer em até sete dias depois da posse e, nela, os membros elegerão o Secretário-Geral e o Secretário-Geral Adjunto do Conselho.

Confira o histórico de resoluções do Conselho Deliberativo

Saiba mais sobre como vai funcionar o CGE