Concurso público: Itamaraty solicita autorização para o provimento de 100 vagas

Institucional | 30 de junho de 2022

Autor: Gabriella Bontempo

Depois de quase 7 anos sem concurso para outras carreiras, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) solicitou, em maio, a autorização do Ministério da Economia para o preenchimento de 100 vagas para assistentes e oficiais de chancelaria. A notícia foi divulgada nessa terça-feira (28) pelo site do Gran Cursos. Segundo a informação, o provimento das vagas está previsto para ocorrer em 2023.

Atualmente, no MRE, estima-se 961 cargos vagos, a saber: 747 para assistentes de chancelaria e 214 para oficiais de chancelaria. Há anos que o Sinditamaraty vem solicitando à Administração do ministério a realização de concurso público para a admissão de novos servidores dessas carreiras, para preencher as vagas abertas e renovar o quadro funcional.

No último levantamento realizado pelo ministério, em agosto de 2021, o total de servidores da pasta era de 3043 pessoas, sendo 1537 diplomatas, 801 oficiais de chancelaria, 428 assistentes de chancelaria e 277 integrantes de categorias funcionais do MRE, provenientes do PCC/PGPE. Desse total, 57,2% estavam, na época, no exterior.

“O Itamaraty tem um problema de esvaziamento, infelizmente. Estimamos que tenhamos perdido mais de 500 servidores nos últimos anos. São menos de 3 mil servidores para 200 postos de representação fora do país. É um número extremamente pequeno para operar todos esses espaços. Sabemos que a gestão de pessoal passa pelo planejamento da substituição dos servidores e estamos há 13 anos sem concurso para assistente de chancelaria e há sete anos sem concurso para oficial de chancelaria”, pontuou o presidente do Sinditamaraty, João Marcelo Melo.

Concurso com regularidade

A grande dificuldade apontada pelo Sindicato é que enquanto essas vagas não são ocupadas, a demanda no Serviço Exterior Brasileiro se mantém ou aumenta. Além disso, boa parte dos servidores do Itamaraty já estão encerrando a carreira, por terem mais de 60 anos. Dessa forma, se não houver recomposição do quadro de pessoal, a situação poderá ser ainda mais crítica.

“Reconhecemos o esforço desta Administração na realização de concursos para as demais carreiras do quadro de servidores. Acreditamos ser o caminho, pra preenchimento das vagas abertas, que os certames sejam realizados anualmente, como é o caso do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD)”, afirmou João Marcelo.

Os brasileiros mundo a fora superam 4 milhões de pessoas. Por isso, o Sinditamaraty reforça a importância dos integrantes do Serviço Exterior Brasileiro (SEB).

Servidores – sem eles, a estrutura fica comprometida.