Câncer de próstata: uma morte a cada 38 minutos no Brasil

Saúde | 29 de outubro de 2021

Autor: Erika Braz

No país, cerca de 16 mil homens morreram em decorrência do câncer de próstata em 2019 – último levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Todos os anos, o país registra uma média de 66 mil novos casos da doença, que representam 29,2% dos tumores mais recorrentes entre o público masculino. Para conscientizar os homens sobre o assunto, mais uma vez, desde 2003, é promovida a campanha Novembro Azul.

De acordo com dados do Inca, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Esse é o tipo mais comum da doença entre a população masculina, principalmente entre homens com mais de 55 anos. Em todo o mundo, 75% dos casos são identificados em pessoas com mais de 65 anos. O grupo de risco é formado por homens com excesso de peso ou obesidade, negros, e aqueles com histórico de casos na família.

Estão no grupo de risco para a doença homens que se expõe às aminas aromáticas comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio; ao arsênio usado como conservante de madeira e como agrotóxico; aos produtos feitos com petróleo; aos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos; à fuligem e às dioxinas – material restante de operação industrial.

Entenda mais
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a próstata é um órgão do sistema reprodutor masculino, que pesa em média 20 gramas e tem formato parecido com o de uma maçã. Essa glândula, que só o homem possui, fica na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e à frente do reto. “A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual”, explica o Inca.

A preocupação mais comum em relação a esse tipo de tumor é que ele é silencioso. Os sintomas quase passam por despercebido e quando os tumores são descobertos já estão avançados e são mais difíceis de tratar. Dependendo do caso, o câncer pode passar da próstata e acometer outros órgãos, fazendo com o que o tratamento seja ainda mais complicado. Por isso, o Novembro Azul busca convencer o público masculino a fazer o exame preventivo. Atualmente, 95% dos casos, infelizmente, só são diagnosticados em fase avançada.

Os sintomas do câncer de próstata são a dor óssea, dor ao urinar e com idas mais recorrentes ao banheiro e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Importante ressaltar que esses sinais não necessariamente significam presença de câncer na próstata, pois eles podem ser decorrentes de outras doenças também.

Quando diagnosticado o tumor, depois de ser avaliado, o paciente pode passar por cirurgia e radioterapia, se o câncer não tiver se espalhado. Nos casos onde o tumor avançou para outros órgãos, é preciso adicionar uma terapia hormonal ao tratamento. Algumas vezes, basta um acompanhamento médico regular, sem necessidade de outras interferências.

Para diagnosticar esse tipo de câncer, é preciso fazer o exame de toque retal, onde o médico avalia o tamanho da proposta e se há presença de algum nódulo. Exames de sangue e uma biópsia da glândula podem ser solicitados caso haja suspeita da doença. O Inca alerta que só a detecção precoce do tumor aumenta a chances de cura desse mal.