Notícias

Bem-Estar Financeiro: Sinditamaraty apresenta capacitação na Semana Mundial do Investidor

Finanças | 04 de outubro de 2022

Autor: Luana Lima

Compartilhe esta notícia:


Nesta quinta-feira (4), o Sinditamaraty participou da Semana Mundial do Investidor, em convite feito pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e apresentou a versão virtual do Programa Bem-Estar Financeiro. Em transmissão no YouTube, o presidente do Sindicato, João Marcelo Melo, e o multiplicador do curso, Paulo Albuquerque, conversaram sobre a importância da educação financeira, com o servidor da CVM, Júlio César Dahbar.
 

A Semana Mundial do Investidor é um evento totalmente gratuito, que faz parte de uma campanha global, promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO). O propósito da iniciativa é abordar a educação e a proteção financeira de investidores em mais de 120 países.
 

Para acessar a programação completa, clique aqui.


Curso Bem-Estar Financeiro 
 

O presidente do Sinditamaraty, João Marcelo Melo, iniciou sua fala agradecendo aos colegas do Itamaraty que têm acompanhado o processo de construção e lançamento da versão virtual do Programa. João explicou que, originalmente, o projeto havia sido pensado apenas para servidores do MRE. “Felizmente estamos apresentando um curso mais amplo, voltado para um público geral, mas, ainda assim, com a ideia de servir ao Itamaraty.” 
 

O servidor oficial de chancelaria, Paulo Albuquerque, em complemento, conta que “até mesmo o módulo criado especificamente para o MRE, serve para outros servidores públicos, que trabalham no exterior e que podem se beneficiar das questões abordadas.” 
 

Uma parte importante da função exercida pelos servidores do MRE são os ciclos de remoção. Ao trabalhar para o Serviço Exterior Brasileiro (SEB), é comum que os colegas estejam frequentemente se mudando para outros países. Paulo explica que essa realidade traz instabilidade e fragilidade, o que pode levar a um ciclo vicioso de compensações, no qual os servidores gastam dinheiro excessivamente no intuito de repor essa frustração, prejudicando suas finanças pessoais.
 

Com isso em vista, o servidor da CVM, Júlio César Dahbar, afirma que a proposta de trazer educação financeira para o ambiente laboral pode ter impacto não só na vida pessoal dos servidores, mas também em seu desempenho no próprio trabalho. Isso porque, com o conhecimento adquirido, é possível gerir melhor as finanças e, assim, obter maior tranquilidade financeira, o que diminui a carga de estresse e, consequentemente, aumenta a produtividade dos servidores. 
 

Em tese, o indivíduo que fizer o curso completo, obterá, ao final, uma base sólida de conhecimento sobre finanças pessoais. Dessa forma, poderá trabalhar em questões mais particulares e específicas de sua vida financeira a partir de outro patamar. “No caso dos servidores do Itamaraty, a oportunidade já está aí e é preciso aproveitar. É isso que a gente quer para os nossos colegas, que aproveitem o material do programa”, relatou João Marcelo. 


Por fim, o representante da CVM, que mediou o encontro, comentou sobre como a temática de finanças tem sido abordada por influencers nas redes sociais atualmente. Para Júlio, isso pode ser benéfico, já que traz o tema à tona e pode promover maior acesso a conteúdos financeiros, porém alerta: “É preciso ter cuidado com recomendações de pessoas não especialistas, que não sejam registradas. É necessário buscar orientações específicas e personalizadas, pois cada um tem um perfil diferente.”


Assista à live completa no canal da CVM no YouTube: https://bit.ly/3M3bWxL


A versão virtual do Programa Bem-Estar Financeiro está disponível, gratuitamente, aos filiados do Sinditamaraty pelo site cursos.sinditamaraty.org.br. Em breve, a capacitação será disponibilizada para o público geral. Saiba como se inscrever no curso: https://bit.ly/3T09evf



*Luana Lima, estagiária sob supervisão de Gabriella Bontempo