Notícias

Bem-Estar Financeiro: Confira os principais momentos da live de lançamento do curso

Finanças | 23 de setembro de 2022

Autor: Luana Lima

Compartilhe esta notícia:


Nesta sexta-feira (23), o Sinditamaraty promoveu uma live de lançamento da versão virtual do Programa Bem-Estar Financeiro, em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Na transmissão, o presidente do Sindicato, João Marcelo Melo, e o professor-multiplicador do curso, Paulo Albuquerque, apresentaram o programa e como se deu a parceria institucional.


A colaboração, oficializada por meio de Acordo Técnico, surgiu da motivação de capacitar os servidores do MRE a gerirem melhor suas rendas e, com isso, construírem suas carreiras e se aposentarem com tranquilidade financeira. O curso, que já está disponível aos filiados do Sinditamaraty, em breve será aberto ao público geral. Além das videoaulas, todo material de estudo, fornecido pela CVM, está na página. Confira: https://bit.ly/3Sm2zv6


O processo de criação do curso

O presidente do Sindicato, João Marcelo Melo, explicou que a iniciativa era um sonho antigo. “Estava em gestação há muito tempo, desde quando foram feitos cursos de preparação para a aposentadoria, em parceria com a DTA. A expectativa agora é que os colegas passem a dispor das ferramentas para planejar seu futuro com segurança”, afirmou.


“O lançamento do curso representa uma grande conquista para todos os servidores do Itamaraty, pois dá a oportunidade de realizar um planejamento financeiro com embasamento”, complementou João Marcelo. O presidente acredita que o projeto tem potencial para chegar a ser uma mudança na cultura institucional do MRE.

Dessa forma, o curso propõe auxiliar servidores endividados e, de maneira introdutória, ensiná-los a investir no futuro.
A ideia é que qualquer servidor público brasileiro possa fazer o curso futuramente e tirar proveito da grande vantagem de estudar o tema com a CVM, um dos órgãos mais importantes do sistema financeiro nacional.

 

Para o servidor e professor do curso, Paulo Albuquerque, a capacitação pretende sensibilizar os colegas a trabalharem a possibilidade de se aposentar bem e ter uma vida financeiramente tranquila. “Já fiz as contas muitas vezes e tenho convicção de que é possível que o servidor, ao se aposentar, consiga uma renda similar ao seu salário no exterior”, apontou.
 

Remoção: um desafio na vida dos servidores

Uma parte importante da função exercida pelos servidores do Itamaraty são os ciclos de remoção. Ao trabalhar para o Serviço Exterior Brasileiro (SEB), é comum que os colegas se acostumem com determinados padrões de vida, oferecidos em outros países. Entretanto, o retorno ao Brasil, ao fim da missão, costuma causar impactos financeiros, psicológicos e sociais, o que, muitas vezes, fragiliza a qualidade de vida desses servidores.

Sobre isso,  João Marcelo relatou que o desafio se torna ainda maior, pois a maioria dos removidos não realiza planejamento financeiro e, como os salários não acompanham a mudança de país, ocorre um déficit entre rendas e despesas. Assim, os servidores ficam ansiosos para retornar ao exterior e voltar a ter o padrão de vida elevado. Todavia, o presidente ressaltou que, “ficar refém da remoção não é justo,
se o colega aproveitar a oportunidade que tem, a partir das ferramentas do curso, para fazer o planejamento, ele não estará vulnerável às pressões da carreira.”

O especialista em finanças e multiplicador do curso, Paulo Albuquerque, concordou com o presidente do Sindy: “A gente tem que interromper esse ciclo vicioso do servidor ficar dependente da remoção. Ela é uma excelente fonte de capitalização e poupança, mas temos que interromper esse ciclo de ficar desesperado toda vez que voltamos ao Brasil, porque aí a qualidade de vida cai muito.”
 

“Os ciclos de remoção são bons, mas são duros com o servidor e sua família, então ficamos constantemente em situação de fragilidade”, complementou o oficial de chancelaria. Paulo explica que essa realidade pode se transformar em um ciclo vicioso de compensações, levando os servidores a comprar itens caros e viajar excessivamente para repor essa frustração, o que prejudica consideravelmente suas finanças pessoais.

 

Saiba como acessar o curso

A versão virtual do Programa Bem-Estar Financeiro já está disponível, gratuitamente, aos filiados do Sinditamaraty pelo site cursos.sinditamaraty.org.br.


Para que abranja tanto o público específico de servidores do Itamaraty, quanto um público geral, o curso foi estruturado em seis módulos, que adaptaram o conteúdo do programa da CVM, e um vídeo com perguntas e respostas específicas relacionadas ao MRE. Conheça a estrutura:

Módulo 1 - O que é bem-estar financeiro
Módulo 2 - Crédito e endividamento
Módulo 3 - Controle financeiro
Módulo 4 - Tranquilidade financeira e objetivos de vida
Módulo 5 - Comportamento de consumo
Módulo 6 - Introdução aos investimentos
Conteúdo extra

 

Semana Mundial do Investidor
 

O Sinditamaraty recebeu convite, da Comissão de Valores (CVM), para participar da edição deste ano da Semana Mundial do Investidor e apresentar o Programa Bem-Estar Financeiro. O evento, totalmente gratuito, faz parte de uma campanha global, promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO), que aborda a educação e a proteção financeira de investidores em mais de 120 países.

 

Fique de olho nas redes do Sindy para saber mais sobre a participação no evento. Conheça melhor a campanha em: https://bit.ly/3dEmoPm.

 

*Luana Lima, estagiária sob supervisão de Gabriella Bontempo