Sinditamaraty solicita ação urgente do MRE para garantir segurança de servidores em missão no Líbano

Nota do Sinditamaraty | 30 de setembro de 2024

Autor: Gecom Sindy

O Sinditamaraty enviou um pedido urgente à Secretaria-Geral do Ministério das Relações Exteriores (SG-MRE), por meio do Ofício nº 345/2024, solicitando ações imediatas para garantir a segurança dos servidores e seus familiares em missão no Líbano. O documento alerta para o agravamento da situação no país, com a iminência de uma invasão terrestre em Beirute e os recentes bombardeios na capital, conforme noticiado por veículos internacionais como DPA International e France 24.

A principal preocupação do sindicato é a ausência de um plano de evacuação claro e detalhado, considerado essencial para assegurar a integridade dos servidores do MRE e seus dependentes, que estão em uma zona de conflito. O Sinditamaraty reforça que, devido à escalada do risco, o Itamaraty precisa fornecer orientações precisas e imediatas sobre as etapas de um possível plano de retirada, garantindo a segurança de todos os envolvidos.

O ofício sublinha a tensão e o medo que têm afetado os servidores e suas famílias, que aguardam respostas diante de um cenário de extrema instabilidade. O sindicato, por fim, faz um apelo para que o Ministério adote medidas rápidas e eficazes, reconhecendo a importância do trabalho diplomático realizado por esses servidores em condições desafiadoras e de alto risco.

Acesse o documento AQUI