Sobre o Sinditamaraty

O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty) foi criado em 14 de setembro de 2009. Com sede e foro em Brasília-DF, o Sinditamaraty é uma entidade representativa de todos os servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE) a saber: os assistentes de chancelaria, os diplomatas, os oficiais de chancelaria e os servidores oriundos do Plano de Classificação de Cargos (PCC) e do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE).

A entidade sindical tem como principais objetivos a defesa dos interesses dos servidores do MRE, a luta pela melhoria das condições de trabalho e a valorização do Serviço Exterior Brasileiro.

Conquistas

A criação do Sinditamaraty abriu novas perspectivas para os servidores do Itamaraty. Entre as conquistas desse período, a que se destaca é a garantia de remuneração por subsídio a todas as carreiras do Serviço Exterior Brasileiro.

O Sindicato também é protagonista de importantes campanhas contra o assédio no serviço público e, ainda, frequentemente, dialoga sobre a adoção de medidas institucionais pelo MRE na prevenção e combate às práticas de assédio moral e a todas as formas de discriminação.

Como resultado do empenho empregado na defesa dos interesses dos servidores do MRE , em 04 de julho de 2014, o Sinditamaraty se consolidou como legitimo representante, na seara trabalhista, de todos os servidores do MRE ao obter a carta sindical, registrada no Ministério do Trabalho e Emprego sob o nº 46206.001801/2010-67, reconhecendo que a entidade cumpre todos os requisitos legais para a representação constitucional de toda a categoria.