Dúvidas frequentes

1. Quero me filiar, o que devo fazer?

Acesse o site www.sinditamaraty.org.br e preencha a ficha de filiação em https://www.sinditamaraty.org.br/filie-se. É necessário imprimir, assinar, escanear e encaminhar para o e-mail [email protected], juntamente com o comprovante de pagamento da primeira mensalidade.


2. A área “filie-se” não está funcionando. O que devo fazer?

Encaminhe e-mail para [email protected]


3. Quanto custa a contribuição mensal e quais as formas de pagamento?

A contribuição mensal corresponde a 0,5% da remuneração bruta do servidor. A primeira mensalidade precisa ser pagar por meio de transferência bancária ao Sinditamaraty. A partir do segundo mês o desconto será realizado por meio da folha de pagamentos. No Brasil, o desconto somente ocorrerá após a autorização do servidor pelo site https://www.gov.br/servidor/pt-br (Sigepe servidor e pensionista) ou por meio do aplicativo sougov. No exterior, será solicitada a inclusão na folha de pagamentos por meio da DPAG/EFNY.


4. A partir de que momento eu posso votar?

Nas eleições para o comando do Sinditamaraty, a permissão para votação é dada somente àqueles que se filiarem em até 30 dias antes do início da votação e que estejam em dia com as suas obrigações sociais. As regras serão regidas pelo edital das eleições. 

Para questões pautadas em Assembleia, os filiados poderão votar assim que a filiação for consolidada, o que ocorre em até 30 dias após o pagamento da primeira mensalidade sindical e o envio do formulário preenchido e assinado.


5. Como acessar a área do filiado?

Clique na área do filiado (https://www.sinditamaraty.org.br/filiados/login) e preencha o usuário e a senha.


6. Perdi minha senha. E agora?

Encaminhe e-mail para [email protected]


7. Como votar?

Quando tiver votação ativa, o Sinditamaraty irá disponibilizar um link de acesso, tanto por e-mail como nas redes sociais, a fim de possibilitar a participação de todos.


8. Quem tem direito ao atendimento jurídico e quais os dias de atendimento?

Todos os filiados do Sinditamaraty têm direito ao atendimento jurídico. O atendimento presencial é toda quarta-feira e por telefone (+55 61 2030-5050 ou +55 61 9 9635-7239). É necessário um prévio agendamento pelo e-mail: [email protected].

*O atendimento presencial está suspenso enquanto durar a pandemia da Covid-19.


9. Como os servidores lotados no exterior podem fazer para acompanhar as assembleias do Sinditamaraty?

As assembleias realizadas pelo Sinditamaraty são transmitidas ao vivo pelas páginas do Sindicato no Facebook e Youtube. A gravação de assembleias anteriores também é disponibilizada no canal youtube.com/sinditamaraty1.


10. Preparação para aposentadoria
 

O Sinditamaraty também representa os servidores aposentados e pensionistas do Itamaraty. Todos os interessados estão reunidos em um grupo de WhatsApp criado pelo Sindy para compartilhamento de experiências. Veja algumas perguntas e respostas sobre a aposentadoria.
 

 - Qual o prazo estimado para a publicação da portaria de aposentadoria após a oficialização do pedido na Divisão de Pessoal?
 

O pedido deve ser feito à Divisão de Pagamentos e o prazo é de, no mínimo, 60 dias. A data para a publicação deve ser indicada pelo próprio servidor em formulário específico e deve ser dia útil, uma vez que a portaria é publicada no DOU.
 

 - Quem retorna do exterior e quer aposentar se precisa seguir quais protocolos?
 

Os mesmos protocolos seguidos por servidores lotados na SERE. A diferença é o pagamento de ajuda de custo. Para se ter direito à ajuda de custo integral, o servidor deverá trabalhar na SERE por, no mínimo 6 meses. Caso retorne do exterior e se aposente antes de 6 meses, receberá metade da ajuda de custo.
 

 - Como ficam os períodos de férias não gozadas do servidor que retorna do exterior e quer se aposentar?
 

Os acertos do saldo de férias devido e do abono de 1/3 proporcional serão feitos no momento da aposentadoria, levando-se em conta a data de entrada do requerente no serviço público, nos termos da Orientação Normativa SRH nº 2/2011, do MPOG (atual Ministério da Economia). Da mesma forma, se as férias do ano corrente tiverem sido gozadas na integralidade antes de o servidor completar o direito aos 30 dias, os valores proporcionais serão descontados. Por isso, a DPAG que o servidor consulte o setor de férias da DP, informando a data da aposentadoria, antes de sua aposentadoria.
 

 - Servidor que não pode gozar dos dias em que trabalhou nas eleições de 2018 no posto, como proceder após o retorno e tendo em vista o pedido tempestivo de aposentadoria?
 

Não há previsão legal para pagamento de dias trabalhados na ativa após a aposentadoria. Todos as licenças devem ser gozadas enquanto o servidor estiver na ativa.
 

 - Como fica a cobertura do seguro saúde da Allianz para quem quer se aposentar?
 

Aposentados continuam cobertos pelo seguro saúde e também pelo seguro de vida.
 

 - Conta do servidor no BB Miami – os servidores continuam a ter essa conta depois de aposentados? Como ficam os reembolsos da Allianz, continuarão a serem enviados para essa conta? Poderemos indicar outra conta, no Brasil ou exterior, caso tenhamos uma, para receber os valores dos reembolsos?
 

Os reembolsos do serviço saúde da Allianz podem ser feitos em Miami e no Brasil.
 

 - Plano de saúde: só temos a opção institucional de cobertura pela Allianz? Há algum convênio do sindicato com planos de saúde no Brasil?
 

O Sinditamaraty conta com convênio no Clube de Benefícios, que por sua vez possui descontos em alguns planos de saúde.
 

 - Acesso a endereços eletrônicos das unidades do MRE: o sindicato não poderia, sempre que possível, compilar a lista e enviar para os aposentados associados?
 

Essa compilação dos e-mails eletrônicos não cabe ao Sinditamaraty, pois quando o servidor aposenta, ele não tem mais acesso ao e-mail institucional do MRE.
 

 - Problemas com cálculos dos proventos, erros de lançamentos contábeis. A quem se dirigir e procedimentos oficiais a serem executados, já que não teremos acesso ao GIS e/ou meio interno para fazê-lo?
 

O setor de folha de pagamentos de inativos da DPAG responde às demandas de servidores aposentados pelos e-mails do setor: [email protected] ou [email protected]. Caso seja necessário atendimento presencial, o agendamento é feito por meio dos mesmos endereços eletrônicos do setor já mencionados.
 

 - Seguro morte Allianz: como familiares deverão proceder?
 

Os familiares devem acionar diretamente o Departamento Pessoal do Itamaraty.
 

 - Recadastramento e prova de vida: como são efetuados, periodicidade, setor ou setores responsáveis e comunicação com o servidor inativo?
 

O recadastramento anual deve ser realizado no mês do aniversário do servidor aposentado, em qualquer agência bancária do banco no qual recebe os proventos de aposentadoria. Caso ele esteja no Brasil, portanto, poderá comparecer a qualquer agência do local onde se encontre. Caso esteja no exterior, o recadastramento poderá ser feito em um dos postos do MRE. Mais dúvidas sobre os procedimentos de recadastramento podem ser tiradas por meio dos endereços eletrônicos do setor de inativos: [email protected] ou [email protected].
 


11. Pensionistas e dependentes
 

Além dos servidores ativos e inativos, o Sinditamaraty representa também os pensionistas do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e, ainda, concede alguns benefícios aos dependentes dos servidores filiados ao Sindicato. Por isso, preparemos este FAQ - perguntas e respostas - como forma de ajudar esse público. Veja:


 - Quem pode ser dependente dos servidores filiados?

Os filiados poderão indicar como dependente os cônjuges, companheiros, filhos, pessoas sob tutela judicial ou que seja declarada como dependente no imposto de renda. 
 

 - Pensionistas dos servidores do MRE podem se filiar?

Sim. Conforme o artigo 5°, inciso II, do Estatuto do Sinditamaraty, poderão se filiar os titulares de pensões instituídas em razão do falecimento de servidores do quadro permanente do ministério, especificamente, os assistentes de chancelaria, os diplomatas, os oficiais de chancelaria e os servidores do Plano de Classificação de Cargos e Salários (PCC) e do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE). 
 

 - Como funciona o cadastramento dos dependentes?

Os servidores filiados deverão encaminhar e-mail para [email protected] ou requerimento de próprio punho, quando o atendimento voltar a ser presencial, com o nome completo do dependente, CPF, data de nascimento, grau de parentesco e telefone de contato.
 

 - Como o pensionista pode se filiar?

O procedimento é o mesmo dos demais servidores. Deverão preencher o formulário eletrônico disponível no site do Sinditamaraty e optar pela “Ficha de Adesão para Pensionistas”. Mais detalhes, acesse https://sinditamaraty.org.br/filie-se.
 

 - Que tipo de benefícios os dependentes e pensionistas podem usufruir?

1. Atendimento jurídico com as assessorias do Sinditamaraty;


2. Todos os benefícios do Clube de Vantagens do Sindicato, com descontos em inúmeros estabelecimentos. Para isso, os servidores filiados deverão realizar o cadastro de cada dependente diretamente no perfil de acesso ao clube, no endereço eletrônico https://sinditamaraty.temmaisvantagens.com.br/login.
 

 - O Sindicato emite alguma declaração de vínculo dos dependentes e filiados pensionistas?

Caso os filiados tenham interesse na declaração que comprove o vínculo e dependência no Sindicato, o documento deverá ser solicitado pelo e-mail [email protected]. Normalmente, essa declaração é apresentada à Divisão de Pessoal do MRE para diversos fins, entre eles a constatação de união estável. 


12. Atendimento psicológico

Você sabia que o Sinditamaraty oferece acolhimento psicológico gratuito para os servidores filiados? A iniciativa começou em 2018 e segue em prol da saúde mental e do bem-estar do público da entidade. 

Por isso, para responder os principais questionamentos sobre esse atendimento, o Sindicato criou este FAQ - perguntas e respostas – para ajudar o filiado a usufruir de mais esse benefício sindical. Confira!


 - Como funciona o agendamento?

O agendamento das sessões se dá por meio de contato via WhatsApp, diretamente com a psicóloga Claudia Chacon, pelo telefone +55 (61) 9 8109-3007 ou pelo e-mail [email protected].
 

 - Quem é a profissional?

Claudia Chacon é formada em Psicologia Clínica pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Tem sete anos de prática clínica voltada para o público adulto, tendo atendido em clínicas particulares e na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Tem formação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC).
 

 - Como é a abordagem?

A abordagem é feita por meio da técnica da Terapia Cognitivo Comportamental. 
 

 - Quanto tempo essa parceria existe no Sindicato e quantos filiados já foram beneficiados?

A parceria da profissional com o Sinditamaraty foi firmada em 2018. Desde então, 53 servidores filiados já foram atendidos (dados atualizados em 19 de agosto de 2021).


 - Onde é o atendimento?

Em razão da pandemia da Covid-19 e enquanto perdurar a emergência em saúde pública e a necessidade de isolamento social, os atendimentos ocorrem, exclusivamente, de forma virtual. Antes, essa opção se estendia somente para os filiados lotados em postos no exterior. Já para os sindicalizados lotados na SERE, em Brasília, as consultas eram presenciais, na sede do Sinditamaraty no Setor de Rádio e TV Sul (SRTV).
 

 - Qual a duração do acompanhamento?

A orientação psicológica poderá ser de até 20 sessões. Caso haja necessidade de prorrogação do acompanhamento, os filiados firmarão contrato particular, diretamente com a psicóloga.
 

 - Quantas vezes é possível ser atendido?

Cada filiado poderá assinar o contrato apenas uma vez, a fim de possibilitar a extensão do benefício a todos os servidores sindicalizados.
 

 - O benefício se estende aos dependentes do filiado?

Os dependentes podem usufruir de outros benefícios, exceto a orientação psicológica, que é exclusiva para os servidores filiados titulares, pois assim como no item anterior, o objetivo é possibilitar a extensão do benefício a todos os servidores sindicalizados.

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