Assessora sindical do Sindy palestra em encontro de mulheres da Fenapef sobre assédio e discriminação

Geral | 30 de julho de 2024

Autor: Gecom Sindy

A advogada Eliane Monteiro, assessora sindical do Sinditamaraty, palestrou na manhã desta terça-feira (30), no 1º Encontro Nacional da Mulher Policial Federal, promovido pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

A assessora ministrou o painel “Estratégias sindicais de enfrentamento ao assédio e discriminação”, no qual apresentou o trabalho desenvolvido pelo Sindy ao longo dos últimos anos no combate ao assédio no Itamaraty.

Durante sua apresentação, Eliane destacou os resultados da pesquisa “Atos de Violência nas Relações de Trabalho no Ministério das Relações Exteriores (MRE)” promovida pelo Sindy, explicando as práticas de violência mais recorrentes no órgão.

“Segundo o estudo, a humilhação é o ato de violência mais frequente no MRE. São gestões marcadas por humilhação. O padrão é: 'Eu te humilho para que você se sinta inferior a mim e, assim, faça o que eu quero',” refletiu Eliane sobre o impacto das práticas abusivas no ambiente de trabalho.

A advogada também abordou as iniciativas do Sindy para promover um ambiente de trabalho mais seguro e inclusivo, destacando a importância da orientação necessária e acolhimento à vítima como estratégias sindicais eficazes no enfrentamento ao assédio e discriminação.

Eliane parabenizou a Fenapef pela realização do evento e ressaltou que é um passo significativo para o avanço dessa importante pauta para as servidoras e servidores públicos. “O primeiro passo é reconhecer que o assédio existe. Que ele acontece. Porque a negação já indica um problema. Essa iniciativa mostra isso.”, disse ela se referindo ao encontro. “Então, avancemos! Vamos em frente!”.