Servidores do Itamaraty rejeitam pela terceira vez proposta de reajuste linear
Geral | 25 de julho de 2016Autor: Sinditamaraty
Os filiados ao Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY) rejeitaram pela terceira vez proposta de reajuste linear. Em votação encerrada, às 18h, horário de Brasília, deste domingo (24), 77,36% dos votantes se posicionaram contra o reajuste no percentual de 27,9%, parcelados em três anos, oferecido pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão no último dia 21. A categoria já havia votado contra o reajuste linear em setembro e dezembro de 2015. Os servidores reivindicam reenquadramento salarial que equipare os ganhos do Serviço Exterior Brasileiro às demais carreiras típicas de Estado.
Dos votos registrados, 21,89% foram favoráveis ao reajuste linear e 0,77% se abstiveram.
Durante assembleia realizada, na última sexta-feira (22), a presidente do SINDITAMARATY frisou que a falta de solução para o pedido de reenquadramento, pauta que destravaria o impasse nas negociações, iniciadas em abril de 2015, demostra que não há interesse político em atender a demanda. “A solução deste impasse não está relacionada à falta de orçamento, nem à falta de recursos financeiros. Basta analisar os acordos fechados por outras entidades e aprovadas no Congresso Nacional. Não se resolve porque não há interesse e apoio político" disse Suellen Paz.
Ainda hoje, o SINDITAMARATY comunicará ao Ministério do Planejamento o resultado da votação e pedirá que o órgão se posicione em relação à proposta de reenquadramento apresentada pela entidade em reunião no último dia 18.
Conheça a proposta
Por Adriana de Araújo