Servidores do Itamaraty aprovam reajuste salarial de 10,8%

Geral | 26 de julho de 2016

Em votação online concluída na manhã desta terça-feira (26), os filiados do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY) aprovaram reajuste salarial de 10,8% em uma única parcela em janeiro de 2017. Dos servidores que participaram do pleito, 53,51% votaram favoráveis à proposta apresentada nesta segunda-feira (25) pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Os votos contrários totalizaram 45,82% e 0,67%dos votantes se abstiveram.

Resultado da votação

O reajuste de 10,8% é uma contraproposta feita pelo Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY). No último dia 21, o Ministério do Planejamento se mostrou inflexível e não aceitou a contraproposta, mas voltou atrás diante do resultado da votação da proposta salarial de reajuste de 27,9%.

Segundo a presidente do SINDITAMARATY, Suellen Paz, a proposta é baseada no acordo feito com as agências reguladoras. O objetivo é repor pelo menos a perda salarial relativa à inflação do período e manter um horizonte próximo de negociação do reenquadramento. “Buscamos atender minimamente as diferentes expectativas dos integrantes das três carreiras em relação ao tema e tem por objetivo possibilitar o avanço nas negociações”, disse a presidente em nota divulgada no final da tarde de ontem.

O resultado da votação será encaminhado hoje ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Por Adriana de Araújo