Regulamentação do direito à greve é pauta de 7º Reunião do Grupo de Trabalho Interministerial

Servidor | 31 de janeiro de 2024

Autor: Gecom Sinditamaraty

O Sinditamaraty marcou presença, nesta terça-feira (30), na 7º Reunião do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), promovida pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI). O encontro teve como pauta central a regulamentação do direito à greve. A presidente do Sindy, Ivana Vilela, compareceu ao evento representando a Nova Central Sindical dos Trabalhadores.

Durante a conversa, representantes sindicais presentes discutiram sobre a questão da previsão de negociação de compensação de dias não trabalhados em razão de greve e do impacto negativo da contratação temporária de pessoas para substituir os trabalhadores em greve. Isso pode ser um obstáculo para o efetivo movimento grevista. Outro tópico tratado na conversa foi a necessidade de definição sobre atividades essenciais ou inadiáveis.

O secretário de Relações de Trabalho, José Lopez Feijóo, propôs a criação de um grupo com integrantes do corpo sindical para que se possa discutir e chegar a um consenso sobre o entendimento sobre essas atividades (essenciais/inadiáveis), visando estabelecer diretrizes claras que beneficiem ambas as partes envolvidas nas negociações laborais.

O Sinditamaraty reitera seu compromisso com a defesa dos interesses dos servidores e ressalta a importância de continuar participando ativamente nesse processo de construção, garantindo que as regulamentações propostas se alinhem com os princípios de justiça e equidade.