Reajuste Emergencial Já: confira as atualizações
Servidor | 28 de fevereiro de 2023Autor: Gabrielle Seraine
Está em curso a reunião que definirá os rumos da negociação salarial entre Governo e entidades representativas dos servidores públicos federais.
Os sindicatos reivindicam #ReajusteEmergencialJá, devido à grande defasagem acumulada nos últimos anos.
O governo defende que há teto para o reajuste de acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023. Porém, para as entidades, esse limite não é de R$ 11,2 bi, e pode chegar a R$ 16,5 bi, considerando o impacto anualizado.
A contraproposta de reajuste, enviada pelas entidades no último dia 24, aponta que o percentual de adequação de 7,8% não está de acordo com o cenário orçamentário exposto na primeira reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente.
Os sindicatos afirmam que a proposta deixou de fora pontos caros às categorias, como os demais benefícios que também se encontram defasados, além do auxílio alimentação.
A contraproposta das entidades ainda aponta que a resposta do Governo não apresenta solução definitiva para os normativos antissindicais ou prejudiciais aos servidores públicos, e propõe o que entre os representantes está sendo chamado de ‘revogaço’.
Saiba mais sobre as negociações em nosso destaque ‘Notícias’, acompanhe nossas redes para mais informações e mobilize-se! ✊