Presidente e assessora sindical do Sindy palestram sobre assédio e desigualdades de gênero no serviço público em evento da Conacate

Servidor | 13 de março de 2024

Autor: Gecom Sinditamaraty

Nesta quarta-feira (13), a presidente do Sinditamaraty, Ivana Vilela, e a assessora sindical, Eliane Monteiro, participaram como palestrantes do painel "Assédio Moral e Sexual" no evento "Enfrentamento das desigualdades de gênero no serviço público", promovido pela Conacate.

Eliane iniciou o painel apresentando dados de uma pesquisa sobre assédio realizada pelo sindicato em 2017, no âmbito do Itamaraty. A assessora expôs qual o grupo mais vulnerável a essas formas de violência, que é formado por mulheres. Além disso, estabeleceu uma conexão entre essa situação de vulnerabilidade e as desigualdades enfrentadas por mulheres na progressão de carreira, promoções e questões salariais dentro da instituição.

Por sua vez, Ivana destacou o papel do sindicato na luta contra as desigualdades de gênero no Ministério das Relações Exteriores, e ressaltou também a função da entidade no processo de disseminação de informações sobre assédio e discriminação, e no acolhimento e orientação às servidoras e servidores nas denúncias sobre esses temas.

“As pessoas se sentem pouco estimuladas a denunciar porque acham que a denúncia não vai levar a lugar algum. Mas muitas vezes, não é que não tenha chegado a lugar nenhum, é que pode ter sido feita de forma errônea por falta de orientação e faltaram elementos necessários para viabilizar a continuidade do processo de investigação”, explicou a presidente.

Ao final da palestra, todas e todos os participantes puderam compartilhar suas experiências com o tema e esclarecer possíveis dúvidas sobre o assunto.