Presidente do Sindy destaca a importância da valorização do servidor do MRE para política externa brasileira

Servidor | 07 de fevereiro de 2024

Autor: Gecom Sindy

O Sinditamaraty participou, hoje (7), da Cerimônia de Instalação da Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A abertura da mesa foi solicitada pelo sindicato em 2023 e criada oficialmente em dezembro do ano passado por meio da Portaria MRE 501, de 20 de dezembro de 2023. trata-se da primeira mesa setorial criada no poder executivo federal sob a orientação do Ministerio da Gestao e Inovação (MGI).

O evento  inédito iniciou com a fala do Secretário de Gestão Administrativa do MRE, Embaixador Denis Fontes de Souza Pinto. O secretário afirmou que a instauração da Mesa é uma oportunidade para tratar não apenas questões relativas à remoção e promoção dos servidores, mas também da própria visão de futuro institucional do órgão.

“Precisamos superar a ideia de um ministério de diplomatas homens e brancos. Nosso desafio é fazer a casa do barão do Rio Branco ser mais inclusiva e diversa.”, declarou.

Em seguida, esteve com a palavra o Secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), Jose Lopez Feijóo que ratificou a fala do Embaixador Denis acerca das pautas que precisam ser urgentemente discutidas na Mesa Setorial do MRE.

Após manifestação da Administração do Itamaraty e do MGI, a presidente do Sinditamaraty, Ivana Vilela, se expressou sobre a instauração da Mesa: “A formalização desta mesa setorial demonstra o compromisso do MRE em promover um ambiente justo, saudável, inclusivo e eficaz. Esse espaço de diálogo e cooperação contribuirá para melhoria das condições de trabalho e, consequentemente, da qualidade de vida dos servidores”.

A líder sindical acrescentou: “Somos nós, servidores do MRE que colocamos em prática a política externa e os interesses do Brasil perante o mundo; que prestamos serviços aos expatriados e aos estrangeiros residentes no País e atuamos para que o Brasil tenha seu lugar de destaque no cenário mundial” elucidou Ivana, destacando que tratar da qualidade de vida e das condições de trabalho dos servidores é tratar da política externa brasileira.