Prazer e sofrimento no trabalho: cuidando da saúde do servidor
Geral | 04 de novembro de 2016Autor: Sinditamaraty
Palestrante: Ana Magnólia Mendes
Pós-doutora pelo Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), Paris
Professora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB)
Pesquisadora do CNPq
Coordenadora do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho (UnB)
Data: 08 de novembro de 2016
Local: Auditório Paulo Nogueira Batista – Anexo II (Bolo de Noiva)
Horário: 11h00
O trabalho é parte da vida de todos e constitui fonte de satisfação ou de sofrimento, pois as condições externas podem favorecer ou não o equilíbrio psíquico do trabalhador. Na administração pública federal, as relações de trabalho tendem a ser influenciadas por políticas de estagnação salarial, pela deterioração das condições de trabalho, por uma gestão centralizadora ou pela exposição dos servidores a situações constrangedoras. Esses fatores podem tornar os servidores vulneráveis a situações que ameacem sua saúde física e mental.
Esta palestra, organizada pelo Sinditamaraty, trará a professora Dra. Ana Magnólia Mendes para apresentar sua vasta experiência na prevenção, promoção e proteção da saúde do trabalhador. Ela coordena o Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da UnB e desenvolve pesquisas nas áreas de saúde e adoecimento em diferentes grupos ocupacionais e de riscos psicossociais relacionados ao trabalho. Realiza, também, atividade clínica, atendendo os casos em que a queixa está relacionada ao sofrimento que advém da situação de trabalho.