MRE inaugura Grupo de Trabalho para elaboração do Plano de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação
Servidor | 20 de dezembro de 2024Autor: Gecom Sinditamaraty
O Sinditamaraty participou, na quarta-feira (18), da primeira reunião do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no Itamaraty. A presidente da entidade, Ivana Vilela, esteve presente no encontro, acompanhada pela assessora sindical Eliane Monteiro.
Durante a reunião, Ivana fez contribuições significativas sobre o tema, ressaltando a importância do trabalho coletivo no combate às práticas de violência no local de trabalho. "A criação deste GT é essencial para promover um ambiente laboral mais justo e respeitoso. Estamos comprometidos em atuar de forma contínua e colaborativa para que esse Plano seja eficaz na prevenção e enfrentamento do assédio e da discriminação", pontuou.
A presidente trouxe à tona reflexões valiosas para a elaboração do Plano, destacando algumas iniciativas impulsionadas pelo Sindy ao longo do tempo. Entre as ações, ressaltou o 1º Congresso Internacional de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação no Serviço Público, promovido pelo Sindicato neste ano, com o intuito de ampliar o diálogo e incentivar a implementação de medidas eficazes para o combate dessas práticas na esfera pública.
Ivana também colocou à disposição os resultados da pesquisa "Protocolo - Atos de Violência no Ministério das Relações Exteriores", realizada pelo Sinditamaraty, em 2024, e que teve como objetivo avaliar as condições de trabalho e as situações de adoecimento entre as servidoras e servidores do Itamaraty.
Durante sua fala, a presidente do Grupo de Trabalho, ministra Maria Rita Silva Fontes Faria, destacou a importância de construir um projeto efetivo que beneficie a todos. "Nosso foco é na prevenção, a fim de diminuir as denúncias, uma vez que, ao ampliarmos a conscientização, consequentemente, os casos serão reduzidos”, explicou.
O evento contou com a presença do chefe da Divisão de Saúde e Segurança do Servidor (DSS), Cristiano Carneiro Ebner; a servidora Bianca Borges, representando a Corregedoria do órgão; além de membros da Comissão de Ética, do Comitê de Gênero e do Comitê de Pessoas LGBTQIA+ do MRE.
O que é o Plano Setorial
O Plano Setorial é um documento em que cada órgão ou entidade define quais ações de prevenção e enfrentamento do assédio e da discriminação pretende implementar em suas unidades, bem como as formas de monitoramento dessas ações. O objetivo é fomentar ambientes de trabalho livres de violência, em que os direitos humanos e a dignidade das trabalhadoras e dos trabalhadores sejam respeitados.
Para isso, sugere-se promover uma cultura organizacional que valorize o respeito, a inclusão, a igualdade, a diversidade, a equidade, a acessibilidade e a integridade. Desse modo, espera-se reduzir riscos de assédio moral, assédio sexual e da discriminação.
Próximos passos
Ficou acordado, na reunião de inauguração do GT, que as entidades, comitês, divisões, comissões e demais setores envolvidos na construção do Plano no MRE deverão enviar suas sugestões até 7 de janeiro. Após esta etapa, será agendada um novo encontro para discutir o andamento do processo.