Guia Lilás: Sindy marca presença no lançamento da 2ª edição
Servidor | 05 de dezembro de 2024Autor: Gecom Sinditamaraty
A tarde desta quinta-feira (05) marcou o início de mais uma etapa na luta contra o assédio e à discriminação no âmbito público. Após meses de pesquisa e elaboração, foi lançada a 2ª Edição do Guia Lilás, produzido pela Controladoria-Geral da União. O documento apresenta novas diretrizes para a prevenção e enfrentamento ao assédio moral, sexual e à discriminação no Governo Federal, com foco nas questões de gênero e raça.
O Sinditamaraty esteve presente no evento de lançamento, representado pela 1ª vice-presidente, Gabriela Perfeito, e pela advogada e assessora sindical, Eliane Monteiro.
Na ocasião, a Ouvidora-Geral da União, Ariana Frances, detalhou as melhorias e avanços do guia desde a primeira edição, ressaltando mudanças tanto nos aspectos abordados quanto na estruturação do conteúdo. Segundo a Ouvidora, as modificações visam tornar um tema tão delicado mais acessível e palatável ao público.
O Ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius de Carvalho, também esteve presente e discursou sobre a importância da responsabilidade coletiva na promoção de um ambiente livre de assédio e discriminação. “Que esse guia inspire ações concretas de todos nós no combate a essas práticas,” destacou o Ministro.
A 2ª versão do Guia Lilás foi lançada um ano após a primeira edição, que ocorreu em março de 2023. A iniciativa busca fornecer orientações para prevenção e combate do assédio moral, sexual e discriminação no ambiente laboral.
A 1ª vice-presidente do Sindy, Gabriela Perfeito, destacou a importância do novo documento. “Essa versão está ainda mais completa, oferecendo mais orientações tanto para servidores vítimas de assédio quanto para ouvidorias e corregedorias. É um verdadeiro poço de conhecimento,” afirmou.