Frente Parlamentar em Defesa do Servidor lança estudo sobre a Reforma Administrativa
Geral | 16 de outubro de 2019Autor: Sinditamaraty
O Sinditamaraty participou nessa terça-feira (15), na Câmara dos Deputados, em Brasília, do lançamento do estudo “Reforma Administrativa do Governo Federal: contornos, mitos e alternativas”. A publicação, organizada pelo mestre em Economia, Bráulio Cerqueira, e pelo doutor em Desenvolvimento, José Celso Cardoso, aponta equívocos nos pilares da reforma administrativa que tem como foco a redução de despesas às custas do encolhimento do Estado e da precarização do emprego no setor público.
Segundo o Secretário-Geral do Sindicato, Felipe Heimburger, que prestigiou o evento, a Reforma Administrativa, proposta pelo governo federal, ainda é uma incógnita para a sociedade, partindo de premissas falsas quanto à necessidade de atuação do Estado brasileiro e desconsiderando o papel essencial dos servidores no cumprimento dos objetivos sociais e econômicos previstos pela Constituição Federal.
“É imprescindível a leitura dessa publicação se quisermos trilhar um caminho mais assertivo na defesa do Serviço Público brasileiro. A sociedade precisa ter acesso às informações atualizadas acerca dele, em particular do Serviço Exterior Brasileiro. Os mitos que vem sendo divulgados neste momento precisam ser desconstruídos e o debate precisa ser conduzido de maneira transparente pelo governo federal. A valorização do Serviço Público é essencial à democracia”, pontuou.
Defesa
A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público foi lançada há um mês com o apoio de mais de 240 parlamentares. O coordenador do grupo, o deputado Professor Israel Batista, ressaltou no evento o papel do Estado no combate à desigualdade e na retomada do crescimento econômico. “Somente Estado é capaz de garantir o acesso a bens e serviços às populações mais humildes desse país, nos rincões mais distantes”. Segundo ele, é preciso combater a desinformação para que a “narrativa justa e correta possa prevalecer, neste momento de demonização do serviço público”.
Ao final do evento, foi divulgada a agenda de trabalho da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público para os próximos meses. Confira a seguir:
Agenda da Frente Parlamentar
- Lançamento no Senado Federal (CDH) da publicação “Reforma Administrativa do Governo Federal. Contornos, Mitos e Alternativas”
Data: 17 de outubro de 2019
Horário: 8h30 - Sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia do Servidor Público
Data: 24 de outubro de 2019
Horário: 9h - Evento Hotel San Marco sobre conjuntura política e serviço público
Data: 29 de outubro de 2019 - Audiências públicas e visita às lideranças partidárias para tratar da pauta em defesa do serviço público
Data: 1º a 18 de novembro - Conferência Magna “O futuro do Serviço Público” no III Congresso Nacional da Carreira de Finanças e Controle
Data: 27 de novembro de 2019
*Com informações do Fonacate | Foto: Daniel Cardoso